AGROEAD: manejo para altos rendimento é tema de curso
CI
Imagem: Divulgação
CAPACITAÇÃO

AGROEAD: manejo para altos rendimento é tema de curso

Curso tem inicio marcado para o dia 17 de novembro
Por: -Aline Merladete

A plataforma AgroEAD, lança em seu portfólio um novo curso de relevância aos produtores rurais: Gestão e manejo para altos rendimentos na cultura da soja, com o intuito de desenvolver a capacidade de entender os processos produtivos, e gerenciar e manejar os principais fatores de produção da cultura da soja visando à obtenção de altos rendimentos com maior lucratividade, competitividade e sustentabilidade. 

As aulas serão ministradas por Ronaldo Trecenti, Engenheiro Agrônomo e Mestre em Ciências Agrárias. De acordo com a organização, a capacitação é destinada a profissionais e estudantes das ciências agrárias, gestores e empresários do agronegócio com ênfase na(o) gestão e manejo para altos rendimentos na cultura da soja.

Conforme Trecenti, é importante ressaltar a importância da realização do curso, pois será possível compreender ações e práticas para que se possa produzir mais, melhorar a receita de maneira sustentável, ter lucratividade, conhecer alternativas para colher mais. "O produtor rural precisa entender que o solo é o seu maior patrimonio , é necessário melhora-lo e equilibra-lo. É elementar conhecer o ambiente em que se está trabalhando", salienta Trecenti.

O curso está dividido em seis módulos: Gestão dos Fatores de Produção e Planejamento da Safra, Manejo da Fertilidade do Solo,  Implantação e Manejo Cultural da Soja, Manejo de Pragas, Manejo de Doenças e Manejo de Plantas Daninhas.

Inscreva-se aqui.

Saiba mais abaixo:

Modulo I – Gestão dos Fatores de Produção e Planejamento da Safra 

Temas destinados ao entendimento dos processos produtivos e dos principais fatores de produção; à necessidade de conhecimento do histórico das áreas de cultivo e das condições climáticas, o diagnóstico das condições de fertilidade, de sanidade e de infestação de plantas daninhas das glebas ou talhões; a aplicação das ferramentas de gestão e planejamento estratégico do empreendimento rural visando à melhoria de eficiência no uso dos recursos financeiros, materiais, humanos e naturais, em especial, solo, água e biodiversidade, e à redução dos riscos climáticos e de mercado.

Modulo II – Manejo da Fertilidade do Solo

Manejar o solo com ênfase na fertilidade química, física e biológica visando a construção de perfil de solo e um ambiente equilibrado para permitir o estabelecimento, desenvolvimento e a expressão do potencial produtivo, com alto rendimento da cultura. 

1) Manejo da Fertilidade Química do Solo
Correção da acidez do solo (pH) na camada arável (0-20 cm) com calcário; correção ou neutralização do alumínio tóxico na subsuperfície (20-60 cm) com gesso agrícola; elevação dos teores de fósforo (fosfatagem) e de potássio (potassagem); construção da fertilidade e de perfil de solo;  balanço de nutrientes; adubação de sistema x adubação da cultura; adubação de manutenção; adubação no sulco x adubação a lanço; salinidade dos fertilizantes; adubação de cobertura; ciclagem de nutrientes;  uso de fertilizantes organominerais e remineralizadores.

2) Manejo da Fertilidade Física do Solo
Agregação e estruturação do solo, adensamento, compactação, porosidade, aeração, infiltração de água, tráfego controlado, descompactação mecânica, descompactação vegetal (arado biológico).

3) Manejo da Fertilidade Biológica do Solo
Matéria orgânica, atividade biológica, uso de plantas de cobertura, diversificação de espécies, mix de plantas de cobertura, rotação de culturas, bioestimulantes; bioanálise do solo (BioAS); biorremediação; e saúde do solo.

Módulo III – Implantação e Manejo Cultural da Soja

Planejamento de rotação e sucessão de culturas; escolha de cultivares; aquisição de sementes; qualidade das sementes; tratamento de sementes; regulagens de máquinas e equipamentos; época de plantio, espaçamento entre linhas, densidade de plantio, profundidade do adubo e das sementes; facão ou botinha x disco duplo defasado; aferição, limpeza e manutenção das máquinas.

Modulo IV – Manejo de Pragas 

Manejo Integrado de Pragas (MIP); controle com produtos químicos, fisiológicos e biológicos.
1) Pragas de solo/raiz (lagartas, percevejo castanho, corós, lesma e nematoides) 
2) Pragas das folhas e hastes (lagartas - da soja, falsa medideira e helicoverpa; broca das axilas)
3) Pragas que atacam os grãos/vagens (percevejos)

Modulo V – Manejo de Doenças
Manejo Integrado de Doenças (MID); controle cultural, químico e biológico.
1) Doenças de solo (fusariose, rizoctoniose)
2) Doenças da parte aérea (ferrugem asiática, mofo-branco, oídio, míldio)

Modulo VI – Manejo de Plantas Daninhas

Manejo Integrado de Plantas Daninhas (MIPD); controle cultural, químico, mecânico e físico; plantas daninhas de difícil controle; resistência de plantas daninhas a herbicidas.

Conheça Ronaldo Trecenti: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciências Agrárias, Especialista em Plantio Direto e Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Consultor e Instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, Professor da Pós-Graduação em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) em Presidente Prudente-SP e Professor da disciplina Pastagens Consorciadas em Sistema de Integração Pecuária-Floresta no curso de pós-graduação online (EAD) em Produção e Manejo de Pastagens na Pecuária de Corte da Rehagro – Recursos Humanos no Agronegócio Ltda. Pesquisador em Melhoramento Genético de soja, milho e feijão na FT Pesquisa e Sementes, Brasília-DF (atual Monsoy-Bayer), Gerente de Pesquisa da Sementes Selecta, Goiatuba-GO, Diretor Técnico da Fundação Cerrados (Convênio Embrapa Cerrados), Brasília-DF e Gerente de Treinamento na Associação de Plantio Direto no Cerrado (atual Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação). Autor de boletins, cartilhas e apostilas para capacitação de supervisores, instrutores e técnicos do SENAR, organizador de cursos, workshops e dias de campo e ministrante de palestras sobre os temas supracitados.

Saiba mais sobre o curso no link a seguir: https://www.agrolink.com.br/inc/rd.aspx?cd=37435&utm_source=website&utm_medium=publieditorial-clicktag&utm_content=https://www.agrolink.com.br/agroead/&utm_campaign=2020_agroead_manejodasoja


Sobre a AGROEAD - Acadêmia do Agronegócio:  Plataforma híbrida de educação a distância, desenvolvida através da parceria entre o Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA), o portal de conteúdo Agrolink e a agência e21, especialista em comunicação no Agro.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink