CI

Agroecológicos buscam certificação


Reunião deve integrar produtores e consumidores para definir união de três municípios.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento promove amanhã uma reunião na localidade de Sete Saltos de Cima, no distrito de Itaiacoca, sobre a certifica-ção dos produtos agroecoló-gicos de Ponta Grossa e Região. O evento terá início às 9 horas e deve durar o dia todo. A coordenação é de integrantes da Associação dos Agricultores Orgânicos do Paraná que compõem a rede Eco Vida de Agroecológicos (ONG do Sul do País).

Segundo o diretor de Assistência a Agricultura e Pecuária, Odair de Oliveira, o objetivo da reunião é integrar produtores, consumidores e entidades para a fiscalização e certificação da produção agroecológica da região. "A partir da reunião, será montado um grupo da rede Eco Vida que envolverá as cidades de Ponta Grossa, Palmeira e Ivaí", justifica o diretor.

Nesta primeira etapa de discussões participam aproximadamente 50 produtores do programa Viver Agricultura Sustentável, da Associação dos Produtores Agroe-cológicos, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ponta Grossa e de consumidores.

Ao participarem da certificação pela rede Eco Vida, os produtores e consumidores terão como base cinco princípios: a agroecolo-gia como base do desenvolvimento sustentável; garantir a qualidade do processo, através da certificação participativa; trabalhar com agricultores familiares e suas organizações; ser regida por normativa própria de funcionamento e produção; e trabalhar na consolidação do comércio justo e solidário.

"A Agroecologia não tem que ser entendida somente como a produção de produtos saudáveis, mas como uma questão cultural", explica Oliveira, referindo-se a importância do consumidor participar do processo de certificação. Em dezembro foi realizada uma pesquisa com os integrantes do programa Integrar – parceria do Sindicato dos Metalúrgicos e Prefeitura Municipal – sobre a viabilidade de comer-cialização de produtos agroecológicos nos bairros de Ponta Grossa.

Uma feira experimental foi realizada na Vila Nova, Bonsucesso, Castanheira e Coronel Cláudio com produtos agroecológicos e mais baratos que a tabela do mercado formal. Durante a feira, os moradores opinaram que achavam interessante a proposta da feira e que gostariam que a mesma fosse realizada semanalmente no bairro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.