Agroindústria brasileira cresce 1,29% entre janeiro e abril

Agronegócio

Agroindústria brasileira cresce 1,29% entre janeiro e abril

Relatório aponta que o agronegócio passa por um período de recuperação
Por:
177 acessos

A agroindústria brasileira teve um crescimento de 1,29% entre janeiro e abril, graças ao elevado volume de exportações, onde os preços tiveram que ser ajustados para compensar a forte alta do real frente ao dólar. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP) divulgou um relatório onde apontou que o agronegócio passa por um período de recuperação, após anos sofrendo as conseqüências do baixo crescimento econômico do país e da valorização cambial.

O estudo ressaltou como fatores para alcançar o resultado "a boa fase macroeconômica que o Brasil atravessa", e "um mercado externo firme". Com o ajuste de preços, elevados em 11%, o chamado "câmbio real efetivo" está "praticamente estável", apesar da baixa do dólar frente ao real (-11,19% ao longo no ano), que afeta as exportações.

A situação da agroindústria contribui para uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil próxima a 5% em 2007. O resultado também evidenciou um equilíbrio, com relação ao mesmo período de 2006, entre os setores agrícola e pecuário, que tiveram crescimento de 1,83% e 1,07%, respectivamente.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink