CI

Agroindústria de suco de uva é inaugurada em Flores da Cunha

Município passou a contar com seis agroindústrias familiares legalizadas


Com a inauguração da Della Famiglia, a mais nova agroindústria de suco de uva de Flores da Cunha, o município passou a contar com seis agroindústrias familiares legalizadas. O ato de inauguração do empreendimento, pertencente à família Scortegagna, aconteceu na tarde desta quinta-feira (19/07), na Linha 40, Alfredo Chaves. 

A produção anual da agroindústria é de 11 mil litros de suco de uva, feito com matéria-prima produzida pela família. Além da venda no local, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o empreendimento irá fornecer 900 litros da bebida para escolas de Flores da Cunha. 

Proprietário do negócio junto com a família, o agricultor Alexandre Scortegagna conta que também quer explorar o turismo e colocar um produto diferenciado em redes de hotéis da região. ?Com responsabilidade, matéria-prima de qualidade e amor vamos fazer bons sucos, da nossa família para a sua família?, salientou o agricultor, que agradeceu o apoio recebido a todos os presentes na inauguração. ?É difícil, mas vale a pena?, afirmou Scortegagna, destacando que é muito gratificante ter o próprio negócio e receber elogios de quem experimenta o produto. 

A gerente regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Sandra Dalmina, ressaltou que a inauguração da agroindústria representa a concretização do trabalho da Extensão Rural e Social, pelo envolvimento na orientação e projeto, "e é uma grande satisfação". Ela lembrou que o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) é um facilitador, possibilitando a legalização, o licenciamento ambiental, a segurança alimentar e o acompanhamento técnico, além do acesso a recursos. 

Em Flores da Cunha, outras cinco agroindústrias já estão cadastradas no Programa, buscando a inclusão. Segundo Sandra, a região da Serra é a que mais tem agroindústrias, as quais envolvem o trabalho de toda a família, devido às raízes culturais e iniciativa de empreendedorismo da região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.