CI

Agroindústria de sucos começa a operar em Sertão Santana/RS

A unidade de beneficiamento de uva, com a capacidade de processar até 240 toneladas por safra


A unidade de beneficiamento de uva, com a capacidade de processar até 240 toneladas por safra, está começando a operar em Sertão Santana. A agroindústria vai beneficiar produtores dos 17 municípios que fazem parte do Território Centro-Sul e ainda os estudantes de toda a região que vão receber o suco através da alimentação escolar.


O processamento piloto já foi realizado e, nesta primeira safra, a expectativa é que sejam processados aproximadamente 30 mil litros de suco. A venda será priorizada para a alimentação escolar, através das chamadas públicas de Sertão Santana e dos demais municípios da região. O suco também será divulgado e vendido em feiras e eventos e seu excedente será comercializado no varejo.

Para construir a agroindústria foram empregados R$ 200.400,00 vindos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) através do Projeto de Territórios da Centro-Sul, com contrapartida superior a R$ 100 mil da Prefeitura de Sertão Santana.

Será feito suco de uva no local, prioritariamente, mas o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Márcio Miranda Dalbem, ressalta que, se a produção local tiver excedente também de outras frutas, elas poderão ser processadas. Neste caso a unidade precisará receber outros equipamentos para dar conta do processamento.


Segundo o supervisor da Emater/RS-Ascar, Sérgio Souza, iniciativas como esta são importantes porque simbolizam o melhor caminho para se conseguir sustentabilidade, desenvolvimento e distribuição de renda.

Para o técnico do escritório da Emater/RS-Ascar em Sertão Santana, Clair Junior de Oliveira Schäffer, o início das atividades na agroindústria é resultado de um intenso trabalho de mobilização e organização junto aos agricultores cooperativados, e servirá como grande motivador dentro do processo de diversificação de atividades agrícolas na agricultura familiar.

O empreendimento será administrado pela Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana, que tem como presidente a agricultora Celita Bialeski, e conta, atualmente, com 40 associados.

Quem quiser conhecer a agroindústria terá oportunidade no dia 27 de janeiro, quando acontece o Dia de Campo de Fruticultura, a partir das 9h. A recepção será na sede da Cooperativa, na localidade de Linha Doutor Flores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.