CI

Agroindústria é tema de seminário em Osório/RS


O Seminário Regional da Política Estadual da Agroindústria Familiar será realizado nesta sexta-feira (03/08), na Câmara de Vereadores de Osório, a partir das 8h30. O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Emater/RS-Ascar, e já foi realizado em Frederico Westphalen e Santo Ângelo, onde contou com a presença de centenas de pessoas.


A programação inicia às 9h15, com apresentação do programa Sabor Gaúcho, pelo diretor do Departamento de Agroindústria da SDR, Ricardo Fritsch. Às 10h10, o agrônomo da Emater/RS-Ascar Márcio Dalbem vai falar sobre o fluxo operacional e administrativo do Programa de Agroindústria Familiar. Às 11h10, a médica veterinária do Cispoa, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Ângela Antunes de Souza, abordará a inspeção sanitária e os sistemas Suasa/Sisbi-POA e Susaf. Já à tarde, o Seminário continua com trabalho em grupo e escolha de cinco delegados, que participarão como representantes do Litoral Norte, no evento estadual.

O Seminário acontece em 15 regiões do Estado. Depois de Osório, a próxima edição está marcada para a região metropolitana de Porto Alegre, dia 7 de agosto, no auditório da Emater/RS-Ascar (Rua Botafogo, 1051).

Sabor Gaúcho - A criação do Programa da Agroindústria Familiar do Estado do Rio Grande do Sul - Sabor Gaúcho - e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) são exemplos de políticas públicas que priorizam a agricultura familiar.

O Governo do Estado desenvolveu uma série de medidas para facilitar a implantação e a legalização das agroindústrias familiares no Rio Grande do Sul. O Programa de Agroindústria Familiar oportuniza linhas de crédito com juros mais baixos, ampliação da participação dos agricultores familiares no PAA e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sendo oferecidos serviços de orientação para regularização sanitária e ambiental com a disponibilização de perfis de agroindústrias, layout de rótulos, entre outros.


Carine Massierer

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.