CI

Agroindústria ganhará pacote de estímulo

As taxas de juros serão especiais, menores do que as oferecidas hoje pelo mercado


O governo federal lançará hoje um pacote de ajuda à agroindústria. Por intermédio do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), deve ser criada uma linha de crédito de R$ 10 bilhões para o setor melhorar seu capital de giro.

As taxas de juros serão especiais, menores do que as oferecidas hoje pelo mercado, disse um assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente tem pressa em definir as regras para a ajuda a agroindústrias, que estão em dificuldades por causa da queda das exportações em razão da crise global. O setor que mais sentiu o impacto da crise foi a pecuária. Frigoríficos têm sido fechados, outros estão em dificuldades financeiras.

Na correria para resolver a falta de crédito à agroindústria, o presidente Lula convocou para hoje à tarde uma reunião com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do Planejamento, Paulo Bernardo, além do presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine.

Uma solução para os frigoríficos poderá sair da tributação. Em visita à Câmara dos Deputados, ontem, o ministro Guido Mantega afirmou que o governo estuda uma “mudança na estrutura tributária” dos frigoríficos, com alívio de impostos. Disse também que a oferta de crédito está aumentando:

– Ainda não é o desejável, mas a cada dia estamos tomando medidas nessa direção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.