CI

Agroindústria registra aumento das exportações no trimestre

A agroindústria registrou um aumento de 11,2% em suas receitas neste período


Agência EFE - A agroindústria brasileira registrou no primeiro trimestre do ano um aumento de 11,2% em suas receitas vindas das exportações e de 7,25% na sua produção, em comparação com o mesmo período de 2006, informou hoje a Escola Superior de Agricultura. A entidade, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), disse que "a agroindústria brasileira vem se beneficiando duplamente desde o segundo semestre de 2006 de taxas relativamente baixas de juros no mercado internacional e de uma economia global em expansão".

De acordo com a entidade, apesar da forte desvalorização sofrida pelo dólar no Brasil nos últimos meses, o real se desvalorizou "em termos reais" em 1%, frente às moedas dos dez principais compradores do setor no primeiro trimestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.

O setor conseguiu compensar a desvalorização do dólar contra o real graças ao aumento dos preços no exterior dos produtos agropecuários. Segundo o estudo, entre os produtos cujas exportações mais aumentaram em volume destaca-se o etanol, com remessas 56% superiores às do primeiro trimestre do ano passado, a carne bovina (40%) e o açúcar (21%).

O único produto com exportações menores é a soja em grão, que se reduziram em 18% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. O aumento do crescimento econômico brasileiro e o interesse internacional por energias alternativas, como a oferecida pelo etanol produzido pelo Brasil, permitem prever números favoráveis para o setor agroindustrial do Brasil até o final de 2007, segundo o estudo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.