CI

Agroindústrias entram em ritmo de recuperação

Segmentos como o sucroalcooleiro compensaram parte da retração


O ano de 2006 não tem sido tão ruim para as agroindústrias em geral como para agricultores e pecuaristas. Já no primeiro semestre, mesmo com queda do faturamento consolidado - segmentos em boa fase como o sucroalcooleiro compensaram parte da retração -, a cadeia agroindustrial deu sinais de recuperação de rentabilidade e, como um todo, reduziu seu nível de endividamento. Com isso, dizem economistas ouvidos pelo Valor, pode encerrar o ano com resultados melhores que os de 2005.


"A mudança está apenas começando e nem todo mundo percebeu, mas o quadro vai ficar mais claro em 2007", diz Fernando Homem de Melo, professor titular da Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Para ele, a reversão do cenário decorre da melhora dos preços internacionais de alguns produtos, sobretudo os grãos, e a mudança não é conjuntural, mas estrutural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.