CI

Agroleite terá participação de 120 empresas

Palestras, simpósio, torneios, exposição e julgamento de animais marcam a primeira edição internacional da feira. Agroleite acontece de 12 a 16 de agosto em Castro


A semana que vem será de grande movimento no Parque Dario Macedo em Castro. Começa na próxima terça-feira uma das maiores feiras do setor leiteiro do País a Agroleite 2008. O evento está pronto para receber um público próximo de 50 mil pessoas até sábado. A feira contará com 120 empresas, entre expositores e prestadores de serviço. Nesta edição – primeira internacional – a Agroleite tem na sua programação palestras, simpósio, torneios, julgamento de animais, leilões, Clube da Bezerra, entre outros. Esta será a primeira edição internacional do evento. Pecuaristas de vários estados brasileiros e países são aguardados.

O coordenador executivo da Agroleite, Marco Aurélio Riedi Bomm, a Cooperativa Castrolanda – realizadora da feira – acredita que será possível movimentar cerca de R$ 10 milhões em apenas cinco dias de evento. Se o montante se concretizar representará 10% a mais do que o movimentado no ano passado. Para ele o incremento está ligado "ao bom momento que o agronegócio vive e aos bons preços do leite. Também pelo fato desta feira estar entre as três maiores do País e estar crescendo a cada ano. Com isto se criou uma expectativa muito grande", observa. Ele lembra ainda que o parque recebeu melhorias. A área teve expansão de 15%. "Isto viabilizou a feira para se tornar ainda maior", comenta.

Quem passar pelo parque poderá acompanhar a exposição dos animais e o julgamento das raças Holandesa, Jersey, Pardo Suíço e Simental. As duas primeiras serão julgadas pelo canadense Brian Carcaden. O Simental pelo austríaco Johann Tanzler e o Pardo Suíço pelo especialista brasileiro Fábio Fogaça. A expectativa é que 80% dos 750 animais em exposição no parque sejam julgados.

Os produtores terão a oportunidade de assistir as palestras. No Dia do Agricultor, a Castrolanda trará Eugênio Stefanelo, ex-Secretário de Agricultura do Paraná e Leonardo Sologurin, especialista em Análises de Mercado e Derivativos Agrícolas. Na quarta-feira, 13, será o Dia do Suinocultor. Os palestrantes serão Glauber Machado (doutor em Ciência Animal pela UFMG) e Luciano Roppa (grupo Provimi). O 4º Simpósio Internacional de Pecuária Leiteira, que acontece na quinta-feira, terá palestra de Marcos Neves Pereira (Universidade Federal de Lavras), Altair Valloto (Superint. Técnico da APCBRH) e Eial Izak (Faculdade de Ciências Veterinárias de Buenos Aires) e foi organizado pela Associação Paranaense da Raça Holandesa. Para o dia 15, a Fundação ABC programou o Dia da Integração Agropecuária, com palestras de Huibert Pieter Janssen (Cooperativa Castrolanda) e Eltje Loman Filho (Fundação ABC).

A abertura da Agroleite está marcada para as 16h30 da próxima terça-feira. A entrada no parque é gratuita.

Torneio leiteiro será atração para os visitantes

Os visitantes da Agroleite 2008 poderão acompanhar também o Torneio Leiteiro. O objetivo é descobrir qual a vaca em exposição que produz maior quantidade de leite. Serão três ordenhas diárias realizadas em frente ao público. Este ano o dono da vaca campeã ganhará uma pick-up Montana, além do tradicional banho de leite que acontece todos em todas as edições.

E para incentivar a tradição leiteira nas famílias de criadores da região foi programado o Clube de Bezerras. A proposta é preparar jovens para expor seus animais na pista de julgamento.

Na sexta-feira, 15, está marcado o Leilão Elite. Os criadores que não estiverem presentes e quiserem dar lances através da televisão, devem estar cadastrados pela Embral.

E neste ano a Agroleite contará com mais uma edição do Trekker Trek. Será uma arrancada de tratores nas categorias cinco mil quilos e quatro cilindros, cinco mil e quinhentos quilos, seis mil e quinhentos quilos e sete mil e quinhentos quilos. O Trekker será no sábado,16, a partir das 8 horas, na pista do Jeep Clube de Castro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.