CI

Agronegócio faz riqueza do MT quadruplicar em 20 anos

A soma das riquezas produzidas no Mato Grosso subiram 315% até 2004


A economia mato-grossense é a que mais cresceu desde 1985, quando começou a ser feito o levantamento das economias estaduais pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A soma das riquezas produzidas no Mato Grosso subiram 315% até 2004.

O principal motivo é a agropecuária que teve aumento de 1.200% de 1985 a 2004. Segundo o IBGE, a expansão da produção de soja no estado foi o carro -chefe, além de suas consequências econômicas, como produção de material plantio e obras de infra-estrutura para escoamento de produção.

O segundo estado que mais cresceu nos últimos 20 anos foi Amazonas, com 314%. No principal estado da região Norte, quem puxou o crescimento foi a indústria, com alta de 670% de 1985 a 2004. O IBGE atribui a alta à instalação, nesse período, da Zona Franca de Manaus, que oferece isenção de impostos à instalação de indústria de tecnologia e comunicação.

O IBGE divulgou nessa quinta-feira (16-11) as Contas Regionais 2004, que apresentam a produção de riqueza em cada estado. A soma de todas as riquezas produzidas pela economia de um país ou um estado é chamada de Produto Interno Bruto (PIB).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.