Agrônomos enfrentam desafios na Venezuela

AGRICULTURA

Agrônomos enfrentam desafios na Venezuela

"O dano causado ao nosso rebanho bovino é comparável apenas com a Guerra da Independência"
Por: -Leonardo Gottems
358 acessos

Os engenheiros agrônomos estão enfrentando uma série de desafios para conseguir reestruturar a agricultura na Venezuela. De acordo com o portal especializado agriculturers.com, pelo agrônomo e ex-professor universitário Werner Gutiérrez Ferrer, a política implantada nos últimos 20 anos foi bastante prejudicial para o setor. 

“O dano causado ao nosso rebanho bovino, atividade econômica que nos acompanha desde o nascimento da nossa república, é apenas comparável ao declínio causado pelo número de cabeças mortas pela Guerra da Independência e pela Guerra Federal. O milho, crescido em nossos campos desde o tempo dos aborígenes, este ano está prestes a desaparecer da paisagem agrícola venezuelana, ameaçando banir de nossa memória o grande progresso feito pelos nossos agricultores e profissionais nesta área estratégica na alimentação. Um destino trágico e condenável semelhante é sentido em quase todos os itens agrícolas”, escreveu. 

No entanto, ele afirma que um novo Plano Nacional de Agricultura deve ser construído com base no consenso de todos os atores do circuito agroalimentar nacional. “Neste cenário difícil, mas esperançoso, as gerações atuais de agrônomos, temos o compromisso final para assumir a liderança na formulação de políticas que irão reger os destinos do setor agrícola venezuelano”, completa. 

“É essencial para plantar no subconsciente da Venezuela, ao contrário da tese de que há quase um século, temos inculcado de ser um país produtor de petróleo, a realidade mostra-nos que, desde o nascimento da república, a fundação de nossa economia tem agricultura e pecuária. As riquezas geradas pelo marketing nos mercados internacionais de carnes, peles, cacau e café, foram a base fundamental de nossa economia, até o surgimento do petróleo”, conclui. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink