CI

Agronotícias: 64% da produção de algodão já foi comercializada em MT

Os preços vinham em altas já mostram enfraquecimento e agora devem seguir a tendência internacional


Com a retirada da Taxa Externa Comum (TEC) na importação de pluma, no valor de 10% – entre maio e julho – o contínuo abastecimento das indústrias será garantido com uma cota de 80 mil toneladas de importação. Porém, a comercialização da pluma nacional deve desacelerar nos próximos meses. Os preços que vinham em constantes altas já mostraram enfraquecimento e agora devem seguir a tendência internacional, informou o novo boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Os negócios da pluma disponível estavam em ritmo acelerado até o início deste mês, mas a possível queda da TEC segurou as negociações nas últimas duas semanas. Mesmo assim, o avanço da comercialização da pluma disponível, safra 2011/12, foi de 2,7 pontos percentuais, passando de 93% para 96% da produção comercializada nos últimos 30 dias.

Assim, a estimativa é que Mato Grosso possua um estoque de 46 mil toneladas. Já a comercialização da safra 2012/13 evoluiu 4,7 pontos percentuais em relação ao mês passado, passando de 60% para 64% da produção comercializada. A evolução foi significativa em relação ao andamento dos meses anteriores, que vinha em ritmo mais lento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.