Agropacto debate valorização do queijo artesanal

Agronegócio

Agropacto debate valorização do queijo artesanal

O encontro ocorrerá na sede da Embrapa Agroindústria Tropical, no dia 17 de maio
Por: -Janice
944 acessos
Estratégias para valorização do queijo artesanal serão debatidas na próxima reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense, na terça-feira, 17 de maio. O encontro ocorrerá na sede da Embrapa Agroindústria Tropical, onde é desenvolvido um projeto que visa a obtenção da indicação geográfica do queijo coalho produzido na região de Jaguaribe/CE.

A coordenadora do projeto, pesquisadora Socorro Bastos, será uma das palestrantes do encontro. Segundo ela, a exigência de pasteurização do leite pela atual regulamentação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é uma ameaça para os queijos artesanais, produzidos com leite cru. “A pasteurização muda as características do queijo”, explica.

A pesquisadora Socorro Bastos completa que estudos têm demonstrado que entre os atributos mais importantes para a segurança do queijo estão as Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e de Fabricação (BPF). Quando a produção não segue as BPAs, mesmo com o leite pasteurizado, podem surgir problemas em relação à segurança microbiológica. "Os queijos franceses e portugueses são produzidos com leite cru, mas a produção é baseada nas Boas Práticas", completa.

Alguns estados brasileiros têm legislação para regulamentar a produção de queijo artesanal, como Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Minas Gerais. Dessa forma, o produto pode obter registro para comercialização no estado, mesmo com a produção artesanal, dispensando a pasteurização do leite. Nos estados da Paraíba, Sergipe e Ceará existem grupos de discussão sobre novas legislações estaduais que garantam a preservação dos tradicionais queijos das regiões.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink