CI

Agropacto debate valorização do queijo artesanal

O encontro ocorrerá na sede da Embrapa Agroindústria Tropical, no dia 17 de maio


Estratégias para valorização do queijo artesanal serão debatidas na próxima reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense, na terça-feira, 17 de maio. O encontro ocorrerá na sede da Embrapa Agroindústria Tropical, onde é desenvolvido um projeto que visa a obtenção da indicação geográfica do queijo coalho produzido na região de Jaguaribe/CE.

A coordenadora do projeto, pesquisadora Socorro Bastos, será uma das palestrantes do encontro. Segundo ela, a exigência de pasteurização do leite pela atual regulamentação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é uma ameaça para os queijos artesanais, produzidos com leite cru. “A pasteurização muda as características do queijo”, explica.

A pesquisadora Socorro Bastos completa que estudos têm demonstrado que entre os atributos mais importantes para a segurança do queijo estão as Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e de Fabricação (BPF). Quando a produção não segue as BPAs, mesmo com o leite pasteurizado, podem surgir problemas em relação à segurança microbiológica. "Os queijos franceses e portugueses são produzidos com leite cru, mas a produção é baseada nas Boas Práticas", completa.

Alguns estados brasileiros têm legislação para regulamentar a produção de queijo artesanal, como Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Minas Gerais. Dessa forma, o produto pode obter registro para comercialização no estado, mesmo com a produção artesanal, dispensando a pasteurização do leite. Nos estados da Paraíba, Sergipe e Ceará existem grupos de discussão sobre novas legislações estaduais que garantam a preservação dos tradicionais queijos das regiões.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.