CI

Agropecuária tem boas previsões

Bons resultados são esperados em 2011 no MT, tanto para soja, milho, algodão e carne


Bons resultados da produção agropecuária de Mato Grosso são esperados para o próximo ano. O cenário otimista, tanto para soja, milho, algodão e carne bovina, é motivado pela alta na demanda consumidora, aliada à baixa dos estoques internacionais. Além disso, considerando essas variáveis, o preço do produto poderá ter acréscimo, o que já foi observado este ano principalmente no caso da oleaginosa e da fibra. Por outro lado, seguindo um efeito cascata, os consumidores deverão sentir um gosto amargo com a elevação dos valores cobrados pelos produtos nos supermercados.

A avaliação é do superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Otávio Celidônio. Conforme ele, é preciso levar em conta a condição da oferta e demanda mundial. "Por enquanto, a tendência é que haverá falta do produto, o que significa que para o produtor os preços estarão interessantes". No caso da soja, de acordo com o último boletim do Imea, os produtores comemoraram uma rentabilidade positiva na faixa de R$ 50 por hectare.

Ele lembra que mesmo com as estimativas decorrentes pós o período de crise que ocorreu em 2008, a produção mato-grossense tomou um outro rumo que é de aumento na quantidade dos produtos. Celidonio ressalta que a comercialização do milho dependerá do preço registrado no mercado. "Se for muito baixo o setor precisará, novamente, da intervenção do governo com leilões para equilibrar o preço ao produtor".

Na pecuária, ele observa que a demanda do mercado mantém-se crescente, enquanto a oferta de bovinos vem apresentando redução, com o fechamento de algumas unidades de abate. Já o algodão, vem colecionando resultados positivos em função da exportação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.