CI

AgroSebrae é lançado para capacitar o produtor rural

Programa dura em média 42 semanas de treinamento e custos são 90% subsidiados pelo próprio Sebrae


O Sebrae-SP lança, na Agrishow, o AgroSebrae. O objetivo é fomentar o empreendedorismo rural e melhorar a competitividade.

"O produtor rural precisa dominar a gestão para ampliar o seu negócio", diz Bruno Caetano, superintendente do Sebrae-SP.

Segundo ele, o AgroSebrae está capacitado para os estimados 280 mil produtores rurais do Estado. "Em 42 semanas de treinamentos, o agricultor inscrito sai capacitado pelo programa", garante, lembrando que 90% dos custos são bancados pelo Sebrae.

Conforme Caetano, para estruturar o programa, o Sebrae faz parcerias com entidades, como sindicatos.

Formalização

O produtor rural tem um bom motivo para ficar formalizado. Desde o começo do ano, legislação federal determina que 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sejam investidos na compra de alimentos para merenda de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural.


"Significa que esse pequeno empreendedor tem mercado garantido, porque uma prefeitura pode, com a verba do FNDE, investir até R$ 9 mil anuais em compras do mesmo produtor", diz.

Ocorre que muitos desses vendedores são informais, e apesar de terem CNPJ são pessoas físicas, o que os impede de vender", diz Santa Bruno Fiorentino, consultora jurídica do Sebrae-SP.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.