CI

AGROTEMPO: confira a previsão do tempo para a segunda-feira

A semana inicia com chuvas mais volumosas concentradas na parcela centro-norte do Brasil


Foto: Marcel Oliveira

A semana inicia com chuvas mais volumosas concentradas na parcela centro-norte do país. Isso ocorre em função de, em grande parte, da termodinâmica, isto é, o forte calor, instabilidades de altitude e a grande quantidade de umidade disponível no ar. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), também ajuda na manutenção das chuvas em parte do nordeste brasiliero. Ao mesmo tempo, uma massa de ar mais seco predomina o tempo em parte do cone sul do país. 

Para os próximos dias, a presença de um cavado -uma região alongada de baixa pressão -   vai provocar mudanças no tempo em parte do MS e interior da Região Sul do Brasil, com chuvas localmente fortes e descargas elétricas. Este cavado, juntamente com instabilidades de altitude e a intensificação do fluxo de umidade em baixos níveis (cerca de 1.5 Km de altitude), provocará instabilidades generalizadas boa parte do Centro-Sul do Brasil, avançando para a Região Sudeste entre os dias 07/04 e 08/04, com prováveis volumes expressivos de chuva, entre o leste e litoral de SP, centro-sul e oeste de MG e RJ.

Saiba como será o tempo em cada região:

Região Norte
As instabilidades estarão presentes na maioria dos estados da região norte. Isso por conta da forte influência termodinâmica, que é basicamente os fatores que ajudam no levantamento do ar, como o forte calor e instabilidades de altitude, que juntamente com a grande quantidade de umidade no ar, formam as nuvens carregadas. Desta forma, ao norte do estado do AM, AC, RR e na região do Baixo Amazonas ao noroeste do PA há condições para pancadas de chuva forte que podem provocar acumulados na ordem dos 40 mm no decorrer do dia, e grandes volumes de chuva em um curto período de tempo. Já no norte do PA e no AP, o sistema que provoca as chuvas é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principalmente no leste do estado do AP os acumulados podem superar os 30 mm pontualmente. No entanto, essas condições de chuvas são menores no estado do TO, mas ainda sim há chances para pancadas isoladas e de forte intensidade no estado, sobretudo na faixa norte e extremo sul. 

Região Nordeste
De maneira geral, há instabilidades sobre toda a região nordeste, porém na sua grande maioria são instabilidades fracas. As regiões onde os acumulados podem ser expressivos ficam na parcela central do MA e do PI; nas áreas próximas à Valença no litoral baiano, e no estado do SE. Ao passo que o tempo ficará firme entre o extremo sul do MA e PI e nas regiões adjacentes à Cotegipe ao noroeste da BA. Já na faixa nordeste dos estados do nordeste, há condições para chuvas fracas e passageiras. 

Região Centro-Oeste
O alinhamento do fluxo de umidade sobre o MT e o GO, juntamente com o forte calor e as instabilidades de altitude, mantém a condição para chuvas nessas regiões do centro-oeste. Assim, em todo o estado do MT são esperadas pancadas de chuva, que podem ser fortes, especialmente no período entre a tarde e noite, bem como no estado do GO e DF. Essas pancadas de chuva ao longo do dia poderão provocar acumulados na ordem dos 30 mm pontualmente e temporais com a presença de vendavais e grandes volumes de chuva em um curto período de tempo. Já no estado do MS, o tempo fica sob o domínio de uma massa de ar seco, impedindo a formação de nuvens carregadas, porém não são descartados temporais isolados e mal distribuídos por conta do forte aquecimento diurno, nas região de divisa com GO e MT; e ao extremo sul do estado.

Região Sudeste 
A formação das pancadas de chuva, na região sudeste, são provocadas essencialmente pela presença de instabilidades de altitude e o forte calor. Porém, sem um suporte adicional de umidade na região, essas pancadas serão mais isoladas e mal distribuídas, entretanto, podem ocorrer em praticamente todos os estados. No entanto, as áreas com maiores probabilidades para essas chuvas ficam no leste mineiro, ES, RJ e litoral de SP, mas sem provocar grandes acumulados e com maiores chances de ocorrer entre a tarde e noite. Vale o destaque para a diferença nas temperaturas no oeste do estado de SP, onde o dia pode amanhecer com temperaturas abaixo dos 20°C e no período da tarde superar os 35°C. 

Região Sul
Tempo seco na maior parte das áreas da região sul, especialmente na faixa oeste dos estados. Porém, devido a circulação marítima, na faixa leste dos estados, pode ter uma variação maior de nuvens e eventualmente a ocorrência de chuvas fracas e passageiras, especialmente no litoral do PR e litoral de SC. As temperaturas ficam bem características de outono, amanhecer e anoitecer com temperaturas abaixo dos 20°C , até mesmo abaixo dos 10°C em regiões mais altas, com gradativa elevação no período da manhã e tarde, podendo chegar aos 28°C nas áreas mais quentes. 

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e chuvas:

Chuva:

Tempertura máxima

Temperatura minima

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.