CI

AGROTEMPO: saiba como fica o tempo de Norte a Sul

Avanço de frente fria favorece chuvas volumosas


Foto: Marcel Oliveira

A semana inicia com uma massa de ar seco, associada a região de alta pressão em níveis médios da atmosfera (cerca de 5 km de altitude), predomina o tempo em grande parte da região central do país, mantendo o tempo firme.  

O avanço  da frente fria sobre a região sul, favorecendo chuvas volumosas em algumas localidades. Já na região norte, o padrão continua com o predomínio de instabilidades e com temporais em praticamente todas as regiões.

A tendência para terça-feira (30.03) e quarta-feira (31/03), é de um deslocamento do sistema frontal pelo Sudeste contribuirá para chuvas mais generalizadas e com acumulados elevados entre a faixa leste de São Paulo, sul e leste de Minas Gerais, grande parte do Rio de Janeiro e pontos do sul do Espirito Santo. Ao mesmo tempo, a parcela central do país, fica sob o regime da massa de ar seco, e as chuvas persistem na faixa norte e nordeste do Brasil pelos próximos dias.

Saiba como será o tempo em cada região:

Região Norte
Em todas as áreas dos estados do norte têm condições para a formação de temporais, na sua maior parte temporais isolados, mas que podem provocar acumulados expressivos em um curto período de tempo. Deste modo, a região com maiores chances dessas pancadas ocorrem com maior intensidade ficam no estado do AC, grande região de Parintins no leste amazonense, e no estado de RR. Especialmente no sul do estado de RR, os acumulados podem superar os 50 mm. Apesar disso, o extremo sul do TO, sofre influência da massa de ar seco, porém não está descartada a ocorrência de pancadas isoladas e mal distribuídas, por conta do forte aquecimento diurno. 

Região Nordeste
O posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), continua atuando diretamente nas chuvas sobre o norte do nordeste, como vem ocorrendo nos últimos dias. Assim, para esta segunda-feira, são esperadas pancadas de chuvas desde o MA até o estado de SE. Essas pancadas podem ser fortes no sul do CE, no interior do estado do RN e no estado de SE, e provocar acumulados na ordem dos 30 mm em algumas localidades nesses estados.  No entanto, em todo o estado da BA, exceto as áreas próximas à SE, o tempo ficará firme, com altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa.

Região Centro-Oeste
A grande massa de ar seco, associada à alta pressão de níveis intermediários da atmosfera, impede a formação de nuvens carregadas em grande parte da região centro-oeste. Deste modo, em todo o estado de GO, DF, sudeste do MT e boa parte do MS, o tempo ficará firme. Vale destacar, que por conta da atuação de uma frente fria ao sul, o sul do MS pode presenciar a formação de algum temporal isolado e mal distribuído, devido à instabilidades provocadas pela proximidade do sistema frontal. Porém, ao norte do MT, o forte calor e a alta disponibilidade de umidade favorece a formação de temporais que podem provocar acumulados na ordem dos 20 mm e ocorrer em um curto intervalo de tempo.  

Região Sudeste
Devido à aproximação de uma frente fria, uma grande quantidade de ar quente e úmido é acumulado na frente deste sistema, dando as condições necessárias para a formação de temporais em parte da região sudeste. Principalmente no leste de SP, Sul Fluminense e sul de MG. Apesar disso, em boa parte do oeste paulista, triângulo mineiro e no ES os temporais ocorrem de forma isolada e mal distribuída. Por fim, ao norte de MG o tempo segue firme e com altas temperaturas. 

Região Sul
A atuação da frente fria é notada nos três estados da região, porém no centro-sul do RS o tempo fica mais firme, ao passo que ao norte do estado gaúcho, SC e leste do PR, essa atuação é mais intensa. Sobretudo, ao leste de SC e leste do PR, onde os temporais podem  ser fortes, provocar grandes volumes de chuva em  curtos períodos de tempo e serem acompanhados de muitos raios. Os acumulados mais expressivos ficarão na região da Grande Florianópolis na grande região do Vale do Itajaí, ao norte do estado catarinense.

Confira como ficam as chuvas para hoje. 


Temperaturas máximas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.