CI

AGROTEMPO: saiba como será o feriado de Páscoa na sua região

O Ciclone em alto mar, continua atuando durante os próximos dias, ajudando no alinhamento das instabilidades na região leste do país


Foto: Marcel Oliveira

O Ciclone em alto mar, continua atuando durante os próximos dias, ajudando no alinhamento das instabilidades na região leste do país. Ao passo que, a massa de ar seco, sobre o centro-sul mantém o tempo firme em boa parte do cone sul do país. Além disso, as chuvas não dão trégua na região norte, onde são esperadas chuvas volumosas que podem provocar acumulados expressivos para o período.

Saiba como será o tempo em cada região:

Região Norte
Até a próxima segunda-feira (05/04) a condição do tempo na região norte será dominada, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o forte calor e a grande quantidade de umidade no ar. Um comportamento muito semelhante aos últimos dias. Deste modo são esperadas pancadas de chuvas, de forma isolada, mas com a possibilidade de ocorrer em todas as regiões dos estados do norte e em todos os dias do feriado. No decorrer do feriadão, os acumulados podem superar a marca dos 100 mm, pontualmente, em áreas da região central do estado do AM, AP, sul do TO, e norte do estado do PA. 

Região Nordeste
As chuvas terão uma distribuição irregular entre as áreas dos estados do nordeste brasileiro, sendo estas chuvas mais volumosas na faixa norte da região, devido ao posicionamento da ZCIT e ao centro sul do estado baiano, por conta do alinhamento da umidade amazônica com o ciclone em alto mar. Já no interior e leste nordestino, essa condição para chuvas é menor. Assim, os maiores acumulados ficarão restritos ao extremo  sul e extremo norte do estado do MA, extremo sul do PI, norte do CE, e na metade sul da BA. Com destaque para a grande região da grande região de Ilhéus-Itabuna, no extremo sul da BA, onde esses acumulados podem chegar aos 80 mm no decorrer dos próximos dias. 

Região Centro-Oeste
As instabilidades também sofrem influência do alinhamento do fluxo de umidade com o ciclone no Oceano Atlântico. Desta forma, um corredor de chuvas vai atuar sobre o norte do MT, norte de GO e DF neste feriadão, podendo acumular 40 mm até segunda-feira em pontos isolados do oeste do MT. No entanto, essas chuvas serão mal distribuídas e irregulares. Ao passo que no extremo sul do GO, sul de MT as instabilidades são ainda  menores, mas há condições para pancadas isoladas. Já no estado do MS, essas condições são menores ainda, mantendo o tempo firme, sem condições para chuvas, no centro-sul do estado.

Região Sudeste 
O corredor de umidade, formado pelo alinhamento dos ventos da região norte com o ciclone no Oceano Atlântico, mantém a condição das chuvas em boa parte do estado mineiro do ES. Da mesma forma que, os ventos marítimos favorecem a formação de nuvens carregadas no litoral paulista e no RJ. Entretanto, uma massa de ar seco manterá o tempo firme no triângulo mineiro e parte do “interior” paulista. Os maiores acumulados ficam restritos na faixa norte do estado de MG, especialmente nas áreas próximas à grande região do Vale do Rio Doce, onde o acumulado de precipitação no decorrer dos próximos dias, podem chegar na marca dos 90 mm. 

Região Sul
Tempo firme e temperaturas amenas em boa parte da região sul. As áreas de instabilidade para este feriado, ficarão isoladas na faixa litorânea dos estados, isso devido à influência da circulação marítima. Contudo, essas instabilidades são alternadas com períodos de tempo firme. As temperaturas continuam amenas, principalmente no período da manhã, com uma característica bem típica do outono. No domingo, o dia será mais quente, se comparado aos dias anteriores, com temperaturas próximas dos 30°C  na região oeste do RS.

Confira como ficam as chuvas no decorrer do feriado


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.