AL vacina 95,13% de bovídeos contra aftosa

Agronegócio

AL vacina 95,13% de bovídeos contra aftosa

Por:
298 acessos

Estabelecer novos recordes de cobertura vacinal contra a febre aftosa já está se tornando rotina em Alagoas. Desde abril de 2008, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) registra a cada campanha índices superiores a todos os antecedentes.

Na última etapa de vacinação, realizada em abril de 2009, a quebra de recorde foi mais uma vez confirmada. Foram vacinados 95,13% dos bovídeos alagoanos. O que significa que dos 1.119.344 animais existentes no Estado, 1.176.623 receberam a vacina.

Para a Adeal, os recordes consecutivos são uma demonstração concreta do aperfeiçoamento do trabalho de defesa agropecuária no Estado. "Além da aprovação do Ministério da Agricultura para Alagoas se tornar zona de risco médio de aftosa, obtida recentemente, os resultados das vacinações são comprovações importantíssimas do que está sendo realizado. Através deles, podemos dimensionar a qualidade do serviço", afirma Hibernon Cavalcante, diretor presidente da Adeal.

A manutenção dos bons resultados é também fundamental para Alagoas obter novas classificações sanitárias em relação à febre aftosa. "Nossa meta é entrar para zona livre com vacinação ainda no primeiro semestre de 2010. Para isso, não estamos medindo esforços para continuar aumentando os percentuais de vacinação e cumprir os demais requisitos impostos pelo Ministério da Agricultura", garante Hibernon.

Vacinação

Obrigatória para bovinos e bubalinos de qualquer idade, as campanhas de vacinação são realizadas em duas etapas por ano. Em Alagoas, os animais devem ser imunizados em abril e outubro.

A vacina é fundamental para impedir a contaminação pela febre aftosa, doença altamente contagiosa, que atinge animais de cascos bipartidos. Apesar de poucos casos registrados em humanos, a doença é uma das mais temidas pela pecuária por causar graves prejuízos econômicos ao setor.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink