Alckmin assina decreto que oferece proteção de preços a agropecuaristas

Agronegócio

Alckmin assina decreto que oferece proteção de preços a agropecuaristas

O contrato é válido para quatro atividades: milho, soja, café e boi gordo
Por:
1024 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.
O contrato é válido para quatro atividades: milho, soja, café e boi gordo

O governador Geraldo Alckmin assinou um decreto que institui o projeto "Financiamento do Custeio Agropecuário Atrelado a Contrato de Opção". Com a iniciativa, o governo do Estado oferece aos produtores proteção de preços e garante que não haja desequilíbrio entre os custos de produção e os de venda.


Por meio do contrato de opção atrelado a financiamento, feito no Banco do Brasil, os agropecuaristas definem os preços de seus produtos antes que haja a colheita. Se, no momento da venda, o valor definido anteriormente estiver abaixo do mercado, o produtor exerce o contrato de opção e recebe a diferença. Caso o preço esteja acima, nada ocorre, uma vez que ele já foi remunerado.


Para aderir ao contrato de opção o produtor paga metade do prêmio, cujo valor é definido conforme previsão da Bolsa de Valores. A outra metade é proveniente do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Estão destinados, inicialmente, R$ 6 milhões do Estado para essa finalidade.


"Hoje há dois grandes riscos na atividade agropecuária: intempéries climáticas e preços. Para o primeiro caso, o Estado já oferecia a subvenção ao prêmio do seguro rural desde o ano-agrícola 2003/2004. O ideal é que os dois sejam combinados, para que o produtor tenha uma proteção mais efetiva", orienta o secretário-executivo do Feap, Fernando Aluizio Penteado.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink