CI

Alckmin diz que agronegócio é "vocação do Brasil"

O candidato disse também que o agronegócio é relevante para a economia devido sua inter-relação com outros setores


O pré-candidato à presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou em entrevista ao Agrolink durante a Agrishow de Ribeirão Preto, que o agronegócio é muito importante para o desenvolvimento do País, indicando que ele é a "vocação do Brasil". O político também reiterou que o setor se mostrou ainda mais fundamental no atual momento de lenta recuperação econômica. 

Na visão de Alckmin, o agronegócio é importante para a economia brasileira porque está inter-relacionado com o setor primário, que envolve a agricultura, o setor secundário, que se refere as indústrias de tecnologias e de transformação das matérias-primas e o setor terciário, através do transporte e comercialização dos produtos advindos do campo. Para ele, é justamente esse envolvimento que faz com que o agronegócio seja tão relevante para a economia.  

"A agropecuária é uma indústria que está alavancando, segurando o emprego e ela ajuda a cidade, ela gera muito emprego na indústria também e nos serviços, então é um setor importantíssimo. E é a vocação do Brasil, nós temos a agricultura mais eficiente dos trópicos", garante. 

Entre as medidas necessárias para o aprimoramento da eficiência do setor, o pré-candidato tucano cita a redução de custos, a desburocratização e o planejamento de "uma agenda de competitividade".  Entre algumas medidas que beneficiam o agronegócio podem ser destacados o Funrural que permite o parcelamento de dívidas e também o Plano Safra, que é o principal plano federal de apoio e subsídios para o setor agrícola. "O setor deve crescer para o Brasil poder crescer ainda mais e tem todas as condições para isso", conclui Alckmin. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.