CI

Além do açúcar e do álcool


A geração de energia elétrica é uma prática comum nas 28 usinas em operação no Paraná, informa José Adriano da Silva Dias, superintendente da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar). Mas o que elas estão descobrindo nos últimos anos é a possibilidade de aumentar a produção para melhorar os ganhos.

Quatro usinas já vendem energia para o mercado nacional. Outras duas unidades planejam entrar nesse mercado em breve, comercializando a sobra de energia elétrica. “Apesar do alto investimento, acredito que todas as usinas vão produzir energia para vender”, prevê Dias.

Ele avalia que a energia elétrica é apenas mais um produto que as usinas podem explorar. “Há ainda um potencial de outros produtos que não são bem aproveitados em todas as usinas”. Ele cita como exemplo a levedura (fermento), que pode ser vendida para ração animal, e o bicarbonato de sódio, que já é aproveitado em uma usina paranaense. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.