Alemanha espera aumento no consumo de biocombustíveis
CI
Imagem: Divulgação
MUNDO

Alemanha espera aumento no consumo de biocombustíveis

A demanda por matérias-primas derivadas da biomassa, como a canola, aumentaria
Por: -Leonardo Gottems

É esperado que uma nova lei de gases de efeito estufa (GEE) na Alemanha leve a um aumento na demanda por biocombustível de óleo de colza, disse a União para a Promoção de Plantas de Óleo e Proteínas (UFOP). A lei sobre o desenvolvimento da cota de GEE, que foi aprovada no Bundestag alemão em 21 de maio, aumentou a obrigação de redução de GEE do país de 6% hoje, para 7% no próximo ano e para 25% em 2030, de acordo com o relatório. 

A demanda por matérias-primas derivadas da biomassa, como a canola, aumentaria devido à nova meta, segundo a UFOP. O UFOP disse que as usinas de biodiesel existentes devem mudar para a colza e, no curto prazo, a demanda por óleo de colza para a produção de biocombustível aumentará, e não apenas na Alemanha. Enquanto isso, a exclusão dos biocombustíveis à base de óleo de palma foi antecipada na União Europeia (UE) para 2023, disse o UFOP. Em 2022, a participação dos biocombustíveis de óleo de palma na UE seria limitada a 0,9%, fortalecendo a demanda por óleo de colza. 

Em 2020, foram necessários cerca de 3 milhões de toneladas de biodiesel e óleo vegetal hidrogenado (HVO) na Alemanha para cumprir a cota de GEE, segundo a UFOP. Desse total, cerca de 1 milhão de toneladas de biodiesel foi produzida a partir de óleos usados. No entanto, com a implementação do RED II em todos os estados membros, cotas de mistura de bioquerosene (com base em HVO) de óleos usados também seriam introduzidas, disse a UFOP. 

Há uma semana surgiu a notícia de que a empresa alemã Volkswagen decidiu fazer do Brasil um centro de pesquisa e desenvolvimento de sistemas de propulsão de automóveis que utilizam etanol e outros biocombustíveis como energia. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.