CI

ALERTA: Próxima semana pode ter geadas amplas

Áreas de milho, trigo, citros e café estão na rota do frio


Foto: Nadia Borges

No decorrer da próxima semana, após o avanço de uma frente fria - sistema de chuvas - uma massa de ar polar irá dominar grande parte do Centro-Sul do país.  As projeções estão convergindo em relação ao avanço dessa massa de ar frio, que será impulsionada pelo avanço de duas frentes frias em sequência. Apesar das projeções estarem mostrando o avanço do ar frio, as amplitudes e intensidades variam entre os centros. Sendo o centro canadense o que mais indica o avanço do ar frio, podendo chegar ao sul da Bahia no dia 20 de maio, e provocar o fenômeno de friagem no sul da Região Norte. 

Além disso, esta projeção do centro canadense indica temperaturas abaixo dos 3°C no no sul do Mato Grosso, metade sul do Goiás e Triângulo Mineiro, também no dia 20 de maio.  Estes valores chamam a atenção, mas dificilmente podem ocorrer. Isso acontece porque estamos muito distantes da data da previsão e as soluções numéricas tendem a não representar com confiança previsões mais estendidas. 

Em contraponto com esta projeção Canadense, a previsão do centro Americano é mais conservadora e possivelmente mais representativa em relação às temperaturas.  De acordo com esta segunda projeção, a massa de ar polar começa a intensificar o frio sobre o sul do país a partir da terça-feira, dia 17. Atingindo as menores temperaturas entre os dias 18 e 21, mas restritos às regiões mais altas do sul. 

Porém, o frio chega na metade sul do sudeste, metade sul do centro-oeste e poderá causar o fenômeno de friagem na Região Norte.  E mesmo com os valores de temperaturas maiores do que a projeção do centro Canadense, os indicativos para geadas apontam para alta probabilidade da formação do evento. 

Essas geadas vão ocorrer em uma ampla área abrangendo os estados do sul , sul do Mato Grosso do Sul, sul de Minas e também no estado de São Paulo. As áreas de trigo, milho, citros e café estão na rota do frio para a próxima semana.

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.