CI

Alerta para mosca-do-mediterrâneo

População do inseto aumentou na região de Pelotas/RS


A Embrapa Clima Temperado de Pelotas alerta para o aumento populacional da mosca-do-mediterrâneo (Ceratitis capitata) no entorno das zonas urbanas na Região Sul do Estado. Apesar de ainda não haver registro de infestação no campo, segundo o pesquisador Dori Edson Nava, os produtores devem ficar atentos, pois o aumento da temperatura causado pelo efeito estufa tem favorecido a espécie exótica, que causa danos em pomares do Sudeste e do Nordeste do Brasil.

Entre os principais alvos, estão laranjas, pêssegos, mangas e caquis. A recomendação do pesquisador é que, um mês antes da colheita, o fruticultor instale de duas a três armadilhas-bola por hectare, com água e atrativo alimentar (proteína hidrolisada). A verificação deve ocorrer semanalmente para diagnosticar a infestação. Conforme Nava, o produtor não encontrará dificuldade na identificação do inseto, já que a coloração amarela das asas é a principal característica. A arma mais indicada para conter o problema é o uso da isca tóxica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.