CI

Alface transgênica pode auxiliar astronautas

O cultivo de plantas no espaço tem vários benefícios



Foto: Eliza Maliszewski

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Davis (UC Davis) desenvolveram uma alface geneticamente modificada (GM) que produz uma droga que protege contra a perda de densidade óssea na microgravidade. Esse avanço pode ajudar os astronautas a cultivar e comer plantas nutritivas que ajudam a prevenir doenças causadas por voos espaciais prolongados em microgravidade.

Nossos ossos estão constantemente se equilibrando entre crescimento e reabsorção, permitindo que os ossos respondam a lesões ou mudanças no exercício. Passar tempo na microgravidade perturba esse equilíbrio, levando os ossos à reabsorção, de modo que os astronautas perdem massa óssea. Isso pode ser tratado com um medicamento à base de hormônio da paratireoide, ou PTH, mas requer injeções regulares.

Kevin Yates, um estudante de pós-graduação que trabalha com a professora Karen McDonald e o professor associado Somen Nandi no Departamento de Engenharia Química da UC Davis, desenvolveu uma alface transgênica que expressa uma proteína de fusão que combina PTH com parte de uma proteína anticorpo. A proteína de fusão foi projetada para ser estável na corrente sanguínea e permitir que os astronautas potencialmente purifiquem a droga a partir de extratos de plantas, disse Nandi.

O cultivo de plantas no espaço tem vários benefícios, disse Nandi. Uma missão a Marte pode levar vários anos para ser concluída. A experiência da Estação Espacial Internacional mostra que ser capaz de cultivar alguns alimentos como um extra para refeições pré-embaladas é um grande impulso moral para os astronautas, acrescenta.

Os voos espaciais longos também exigem suprimentos de drogas, como o PTH. Mas os medicamentos convencionais expiram ao longo do caminho, então os astronautas precisam de maneiras de reabastecer os suprimentos. Ao transportar remédios na forma de sementes de plantas transgênicas, os astronautas podem economizar peso e potencialmente ter uma nova fonte de remédios frescos , disse Nandi.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.