CI

Algodão: baixa liquidez no mercado é decorrente da retração em que a fatia demandadora se encontra

Indústrias estão realizando apenas negócios pontuais


A demanda atual pela pluma, que possui quantidade suficiente em seus estoques, é suficiente para atender as necessidades, e assim as indústrias estão realizando apenas negócios pontuais, que são conhecidos como “de mão para boca”, e ficam no aguardo do início da colheita, pois por reflexo da sazonalidade, os preços podem sofrer mais quedas antes de se reajustarem positivamente. Sendo assim, os produtores e comerciantes já estão mais flexíveis, a fim de liquidar seus estoques antes do início da próxima safra. 

No mês de abril a queda nos preços foi de pouco mais de 6%, com fechamento a R$ 64,76/@ em média. Entretanto, a demanda por contratos futuros se apresenta mais aquecida. Já no último mês, a comercialização avançou 4,8 p.p., e atingiu 55,2% da produção prevista de 902,5 mil toneladas, comprometendo 498,5 mil toneladas. 

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Mato Grossense de Economia  agropecuária  (IMEA), na mesma época da safra 2012/13, 415 mil toneladas já haviam sido negociadas, número 20% menor se comparado à safra 2013/14. No entanto, a produção da safra 2012/13 foi de apenas 687 mil toneladas, 24% menor em relação a previsão da safra 2013/14, por isso, a safra 2013/14 está 6 p.p. atrasada em relação à safra 2012/13, que já tinha 60% da safra comercializada. Enquanto os preços futuros internacionais nos últimos meses vêm aumentando o otimismo dos produtores, pois apresentam quadro de elevação a alguns meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.