CI

Algodão: Porto de Santos exportou quase 10 mil toneladas da fibra produzida no MT em fevereiro

Volume embarcado foi 8,77% menor que do no mês de janeiro



O Porto de Santos exportou 9,98 mil toneladas de algodão mato-grossense no mês de fevereiro. O volume embarcado, porém foi 8,77% menor em relação a janeiro, quando foram exportadas 10,94 mil toneladas da fibra pelo porto do Litoral Paulista.

No entanto, conforme dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Porto de Paranaguá foi contra a tendência, e registrou aumento de 30,2% na quantidade de pluma embarcada no cais em fevereiro se comparado ao mês anterior. Pelo porto paranaense saíram 3,35 mil toneladas de algodão produzidas no Mato Grosso.

Como a movimentação de navios no Porto de Santos foi extremamente intensa devido à alta quantidade de soja exportada, parte da pluma destinada à exportação foi direcionada ao Porto do Paraná, que possui maior capacidade de armazenamento do que os outros dois que recebem a fibra no Brasil.

Em fevereiro, as exportações do Estado sofreram queda de 2%. A Indonésia foi responsável pela compra da maior parte da pluma de algodão mato-grossense embarcada, comprando 55% das 13.590 toneladas de fibra exportada no mês, representando 7,5 mil toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.