CI

Algodão Bt beneficia povoados na Índia

Estudo mostra que povoados da Índia que cultivam algodão Bt têm maior desenvolvimento socioeconômico


A consultoria indiana de pesquisas econômicas Indicus Analytics, situada em Nova Délhi, comprovou os benefícios do uso da tecnologia Bt, que confere resistência a insetos-praga, em povoados indianos que cultivam algodão. O estudo “Avaliação socioeconômica do cultivo de algodão Bt na Índia”, divulgado pela Assocham - Associação de Câmaras de Comércio e Indústria da Índia, conclui que o plantio do algodão Bt impactou positivamente para a melhora dos indicadores socioeconômicos dos cotonicultores e sua famílias, bem como para suas comunidades.

O levantamento analisou a atividade econômica, a infra-estrutura da região, o acesso à assistência médica para mulheres grávidas, matrículas escolares e imunização infantil de 9.300 produtores indianos em 465 povoados nos oito principais estados plantadores de algodão.

É importante ressaltar que estudos anteriores já comprovaram o aumento da lucratividade e rendimento das lavouras e a redução dos custos de produção com o cultivo do algodão Bt da Índia em comparação aos produtores convencionais, mas, pela, primeira vez, é divulgado um levantamento que relaciona os benefícios do uso desta tecnologia ao progresso socioeconômico em geral, não apenas o incremento na renda dos produtores.

Segundo o diretor da Indicus Analytics, Laveesh Bhandari, foi possível mostrar que o produtor indiano que adotou a tecnologia Bt está desfrutando de um melhor padrão de vida em comparação aos que cultivam variedades convencionais.

De acordo com o último relatório do ISAAA - Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia, a Índia foi o país que teve o maior crescimento individual e ultrapassou a China e o Paraguai em área plantada com variedades geneticamente modificadas. Só em 2006, o país teve um aumento de 3,8 milhões de hectares com o plantio de algodão Bt e ocupa a quinta posição no ranking dos países com maior área plantada com transgênicos. Outro dado importante é que 2,3 milhões de produtores indianos – em geral de pequenas propriedades - adotaram a biotecnologia e a área média cultivada foi de 1,65 hectares. Ou seja, a biotecnologia na Índia é acessível a propriedades de menos de 2 hectares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.