Algodão e trigo são destaques nesta safra

Agronegócio

Algodão e trigo são destaques nesta safra

Quarto estudo do período 2010/2011 aponta recorde com ligeiro aumento
Por: -Eline Santos
1206 acessos
Quarto estudo do período 2010/2011 aponta recorde com ligeiro aumento
 
O crescimento expressivo no cultivo de algodão e a produção inédita de trigo foram destaques no quarto levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o ciclo 2010/2011 de grãos, anunciado nesta quinta-feira, 6 de janeiro. Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Edilson Guimarães, o clima tem se mostrado favorável e, caso a tendência seja verificada ao longo das oito pesquisas restantes, o Brasil apresentará novo recorde , com ligeiro aumento. “A safra praticamente repete a do ano passado, com pequeno crescimento de área e produção, mas este ainda é um levantamento preliminar, com produtos que ainda faltam ser plantados”, justificou.

A atual estimativa da Conab é de que esta safra termine em 149,4 milhões de toneladas, o equivalente a pouco mais de 200 mil toneladas a mais sobre a anterior. O algodão, na opinião de Guimarães, é o produto com melhor desempenho. “Do ponto de vista relativo, o algodão é o que apresenta a maior previsão de crescimento, com 45% na área e mais de 50% na produção”, explicou.

O trigo também terá desempenho positivo neste ano. “Teremos uma safra excelente de trigo, uma das melhores do Brasil, tanto em termos de quantidade como em qualidade”, explicou Guimarães. Com incremento de 17%, a previsão é de sejam colhidas 5,88 milhões de toneladas do cereal. A área, por sua vez, deve ser 11,5% inferior.

Acesse o quarto levantamento da safra de grãos safra 2010/2011.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink