CI

Alheio às condições de mercado, alojamento de pintainhas segue crescente

O total alojado em 12 meses supera em 6,33% o volume registrado em idêntico período anterior


Campinas - Como não há dados oficiais, à boca pequena comenta-se, na avicultura de corte, que a crise financeira enfrentada vem fazendo cair assustadoramente o volume de matrizes alojadas pelo segmento. Parece, no entanto, que isso não vem ocorrendo na avicultura de postura que, pelo menos até agosto passado, não só manteve seus alojamentos em um ritmo que pode ser caracterizado como normal, mas também continuou registrando novos e sucessivos recordes.

Em agosto, por exemplo, foram alojadas apenas 1.671 pintainhas a mais que no mês anterior (+0,02%). Mas o total registrado - 7.596.204 pintainhas, 72,68% delas representadas por linhagens produtoras de ovos brancos – representou novo recorde para o setor, superando o recorde que havia sido registrado em julho.

Agora, computados os alojamentos dos primeiros dois terços do ano, tem-se um volume total da ordem de 57,258 milhões de pintainhas de postura, quase 8,5% a mais que o registrado em idêntico período de 2011. A média mensal alojada em oito meses (7,157 milhões de cabeças mensais) sinaliza, para a totalidade do ano, volume da ordem de 85,9 milhões de cabeças, cerca de 8% a mais que o alojado nos 12 meses de 2011. Mas, considerando que até aqui os volumes mensais vêm num crescendo contínuo desde o início do ano (em relação a dezembro/11, o alojamento tem aumentado – em valores reais – a uma média mensal próxima de 2%) nada impede que se alcancem os 88 milhões de cabeças, volume mais de 10% superior ao do ano passado.

Por ora, em 12 meses (setembro de 2011 a agosto de 2012) o total alojado em 12 meses vai pouco além dos 84 milhões de cabeças e supera em 6,33% o volume registrado em idêntico período anterior.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.