CI

Alimentação específica para cordeiros recém-nascidos melhora produtividade do rebanho

Boa produtividade do rebanho ovino depende do uso de tecnologias adequadas às necessidades dos animais


Foto: Renata Alencar

A boa produtividade do rebanho ovino depende do uso de tecnologias adequadas às necessidades dos animais nas diferentes fases da vida. No período de cria, quando os filhotes ainda são amamentados pela mãe, recomenda-se o uso do creep-feeding, um espaço restrito para alimentação exclusiva desses animais. As instalações são feitas de modo que somente os cordeiros possam ter acesso aos cochos, onde é servida suplementação (ração ou concentrado).

O pesquisador da Embrapa, Fernando Reis, explica que os cordeiros podem começar a consumir alimentos sólidos a partir do décimo dia de vida, em quantidades muito pequenas. “Eles adquirem o hábito de ingerir alimentos sólidos muito cedo, logo nos primeiros dias de vida, observando as mães pastejarem. Porém o consumo deve se iniciar após o décimo dia e a quantidade varia de acordo com cada animal”.  Reis alerta sobre a importância de o comedouro possuir espaço suficiente para o acesso simultâneo dos animais evitando competição e restrição ao suplemento. “Cerca de 10 a 15 centímetro lineares por cordeiro já é suficiente. Higiene geral e água de qualidade disponível são fundamentais”.

Além de melhorar o desempenho das crias, o creep-feeding também auxilia no rápido retorno das matrizes à condição reprodutiva, antecipando sua próxima parição. Isso ocorre porque os filhotes que recebem suplementação diminuem o ritmo das mamadas e as mães podem se recuperar mais cedo para a estação de monta.

A técnica pode ser utilizada ao longo de todo o ano, a partir da parição das ovelhas. Mesmo em estações frias ou chuvosas é possível adotar o creep-feeding, desde que sejam observadas a segurança e a adequação das instalações para os recém-nascidos.

Relação custo x benefício satisfatória

Para o pesquisador da Embrapa, as despesas com as instalações e com a alimentação dos cordeiros apresentam uma relação custo/benefício satisfatória. “Em média, o consumo de ração durante o período de creep-feeding é de 200 g/dia, considerando uma desmama dos cordeiros aos 60 dias de vida. O ganho de peso pode chegar a 300 g/dia e o peso à desmama superar 20 kg de peso vivo. As instalações podem ser adaptadas e construídas, tanto em ambientes internos quanto externos, com materiais muitas vezes existentes nas propriedades. A elaboração do suplemento também pode ser feita na propriedade, embora seja recomendado observar com critério a origem e condições dos ingredientes usados” explica. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.