CI

Alimentos geram 1/3 das emissões globais, diz relatório

Pesquisa foi liderada pelo Centro Comum de Pesquisa da Comissão Europeia


Foto: Pixabay

Um terço de todas as emissões de gases de efeito estufa causadas pelo homem no mundo está relacionado aos alimentos, de acordo com uma nova pesquisa global que rastreou a produção do campo à mesa e ao aterro. impeza de terras e desmatamento, uso de fertilizantes, gado e resíduos, todos contribuem para as emissões do sistema para alimentar 7,7 bilhões de pessoas na Terra. 

Embora vários relatórios tenham procurado quantificar a pegada climática dos alimentos, os autores da última pesquisa liderada pelo Centro Comum de Pesquisa da Comissão Europeia disseram que é o primeiro a cobrir todos os países e setores, desde a produção, embalagem e distribuição até o descarte de alimentos desperdício. “Os sistemas alimentares precisam de uma transformação”, disseram os pesquisadores à AFP, acrescentando que esperavam que o banco de dados ajudasse a identificar onde as ações para reduzir as emissões seriam mais eficazes. 

O relatório, publicado na revista  Nature Food  na segunda-feira, é baseado em um novo banco de dados global que fornece estimativas de emissões de gases de efeito estufa do sistema alimentar de 1990 a 2015. Durante esse período, você vê uma 'dissociação do crescimento populacional e das emissões relacionadas aos alimentos', com o crescimento das emissões mais lento do que o da população. 

Mas encontrou grandes variações ao redor do mundo, com alguns países e regiões experimentando grandes aumentos nas emissões impulsionados tanto pela demanda doméstica quanto pelas exportações. "Nossos resultados corroboram descobertas anteriores de uma porção significativa das emissões do sistema alimentar", disseram os pesquisadores. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.