Agronegócio

Alojamento de Pintainhas de Postura comercial tem crescimento superior a 5%

Dados fornecidos pela ABPA indicam que no trimestre março a maio continuou crescendo o volume de pintainhas alojadas.
Por:
1511 acessos

Dados fornecidos pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) indicam que no trimestre março a maio continuou crescendo o volume de pintainhas alojadas.

Em março, por exemplo, chegou a quase 8,300 milhões, significando o quarto maior alojamento já efetuado pela avicultura de postura comercial. A última vez que se alojou volume superior foi no já distante abril de 2014. 

Em abril o alojamento retrocedeu para 7,761 milhões e obteve o menor índice de crescimento do ano, alcançando 4%. No mês seguinte, subiu para 7,929 milhões, equivalendo a 5,2% de aumento sobre maio de 2015. Com isso, o alojamento médio do bimestre abril/maio ficou na casa dos 7,845 milhões, significando aumento de 3% sobre o alojamento médio do ano passado. 

Por ora, o acumulado até maio alcança 38,818 milhões e corresponde a 5,4% de aumento sobre o mesmo período de 2015. O percentual de pintainhas alojadas para produção de ovos brancos equivale a 80,37%.

O alojamento médio do período projeta cerca de 93,2 milhões de pintainhas para o ano. Se alcançado, representará 2% de crescimento sobre 2015.

É um índice moderado considerando o crescimento vegetativo da população, as possibilidades de exportação e as campanhas internas visando incrementar o consumo per capita do produto.

Entretanto, a avicultura (corte e postura) convive com dois grandes desafios internos: a crise econômica que afeta a cadeia de alimentos e o enorme aumento no custo de produção devido ao expressivo aumento nas matérias-primas.

Nos últimos doze meses – junho de 2015 a maio de 2016 – o volume alojado atingiu 93,257 milhões e representou 2,6% de aumento sobre o mesmo período imediatamente anterior.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink