Soja

Alta de preços do farelo de soja no mercado brasileiro

Houve alta de 3,2% em relação a setembro deste ano
Por:
199 acessos

Os atrasos nas chuvas no Brasil, a demanda mundial aquecida e o dólar mais firme nas últimas semanas deram sustentação aos preços do farelo de soja no mercado interno.

Em São Paulo, segundo levantamento da Scot Consultoria, a tonelada do alimento concentrado ficou cotada, em média, em R$1.096,90, sem o frete, na primeira quinzena de outubro.

Houve alta de 3,2% em relação a setembro deste ano, mas ainda assim, o farelo está custando 16,9% menos na comparação com outubro de 2016.

Considerando a praça de São Paulo, atualmente são necessárias 7,72 arrobas de boi gordo para a compra de uma tonelada de farelo de soja.

Com a alta de preço do insumo e os recuos da cotação da arroba do boi gordo, a relação de troca foi prejudicada. O poder de compra do pecuarista piorou 5,6% em outubro, frente a setembro deste ano.

Na comparação com outubro do ano passado, porém, o cenário ainda está melhor este ano. São 10,0%, ou 0,9 arroba a menos para a compra da mesma quantidade de farelo.

Em curto e médio prazos, o clima e a evolução da semeadura no Brasil, bem como a situação da colheita e esmagamentos nos Estados Unidos ditarão o mercado da soja e farelo de soja.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink