CI

Alta nas vendas de maquinários indica confiança na economia

Vendas de maquinário agrícola em novembro dispararam 29,5% em relação a 2019


Foto: Pixabay

As vendas de maquinário agrícola em novembro dispararam 29,5%, na comparação com o mesmo mês de 2019, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A alta acumulada de janeiro a novembro é de 3,8%.

De acordo com Ernani Carvalho da Costa Neto, coordenador do Núcleo de Agronegócio da ESPM Porto Alegre, a venda de máquinas é um indicador importante da confiança do produtor na sua atividade econômica. Quando segmentos como grãos e carnes percebem seus produtos valorizados - como ocorre este ano por conta das exportações - há um movimento de investimento em maquinários mais atualizados e com mais recursos tecnológicos. 

O coordenador ainda ressalta que os  produtores que consideram a aquisição de maquinários novos devem se planejar, ainda que o cenário atual seja favorável. "O produtor deve considerar diferentes cenários futuros - otimista, realista e pessimista - para verificar se a conta fecha."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.