Alta no preço dos alimentos puxa inflação em SP

Agronegócio

Alta no preço dos alimentos puxa inflação em SP

O grupo Alimentação tiveram a maior alta desta primeira quadrissemana, atingindo 1,09 por cento
Por:
1 acessos

A inflação aos consumidores paulistanos subiu 0,40 por cento na abertura de junho, refletindo a forte alta dos custos dos alimentos, mostrou nesta terça-feira (12-06) pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo registrou alta de 0,40 por cento na primeira quadrissemana de junho, uma leve aceleração frente ao avanço de 0,36 por cento no fechamento de maio, informou a Fipe em comunicado.

Os preços do grupo Alimentação tiveram a maior alta desta primeira quadrissemana, quando avançaram 1,09 por cento, ante alta de 0,58 por cento no fechamento do mês anterior.

Os preços do grupo Vestuário recuaram 0,03 por cento, depois de terem subido 0,09 por cento na última quadrissemana de maio. Essa foi a única queda registrada na primeira leitura do IPC-Fipe de junho.

Os demais grupos de despesa registraram desaceleração em seus custos entre o fechamento de maio e a abertura de junho. Os preços de Habitação, por exemplo, subiram 0,21 por cento na primeira quadrissemana de junho, ante ganho de 0,28 por cento em maio.

O custo com Transportes ficou 0,11 por cento mais caro. Ainda assim, a alta foi menor do que a verificada na última quadrissemana de maio, quando os preços deste grupo subiram 0,26 por cento.

O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink