Alta nos preços dos insumos incentiva economia
CI
Imagem: AgrolinkFito
APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS

Alta nos preços dos insumos incentiva economia

Tecnologia tem ajudado produtores a reduzirem o volume adotado nas lavouras
Por: -Aline Merladete

A inflação chegou ao campo. Não só os preços das commodities estão em alta, mas também os custos dos insumos, que já pesam no bolso do produtor, principalmente os defensivos agrícolas. De acordo com dados da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), só o Glifosato, por exemplo, sofreu uma alta de 127% nos nove primeiros meses deste ano. O aumento de preços tem reduzido as margens de lucro do produtor e a ordem agora na agricultura é economizar.

Conforme informações divulgadas pela assessoria de imprensa, aplicar um produto de forma assertiva, ou seja, apenas em áreas que realmente necessitam, parecia uma tarefa complicada. Porém, novas tecnologias, como o WeedSeeker® 2, da Trimble, tem ajudado os produtores a economizarem até 95% o volume de aplicação de defensivos. O WeedSeeker® 2 é um sistema de aplicação seletiva que utiliza a ótica avançada e potência de processamento, o qual detecta e elimina as ervas daninhas. Dados da Trimble mostram que a ferramenta é a única no mercado com tecnologia de aplicação Verde sobre Verde, ou seja, além de realizar a aplicação de dessecação, também elimina ervas daninhas com a cultura já emergida.

“Poder economizar até 95% impacta positivamente na rentabilidade do negócio, trazendo mais economia de tempo e custos, além de elevar os índices de produtividade”, afirma Fernando Compagnon, especialista em produtos da Trimble.

Ele explica que quando o sensor passa sobre a planta e a detecta através da luz refletida, o mesmo manda um sinal para o respectivo bico de aplicação garantindo a aplicação apenas sobre o alvo (planta daninha) promovendo redução do uso de herbicidas.

Segundo o especialista da Trimble, a tecnologia pode ser utilizada independente da luminosidade, inclusive no período noturno. O WeedSeeker® 2 possui sensores que permitem a leitura NDVI (Índice de Vegetação da Diferença Normalizada) e possibilitam a diferenciação do índice vegetativo das plantas, determinando assim, onde será aplicado o produto.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.