CI

Alternativas para amenizar os prejuízos ocasionados pela estiagem

O município de Herval (RS) foi cenário na manhã do dia 20 de janeiro da reunião


O município de Herval (RS) foi cenário na manhã do dia 20 de janeiro da reunião para tratar de temas ligados a estiagem que atingiu os municípios da zona sul e da região da campanha. O encontro, realizado no Salão da Assistência Social de Herval, contou com a presença de prefeitos, vereadores, funcionários da Defesa Civil, o vice-governador, Beto Grill, secretários estaduais, representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, o presidente da Zona Sul, Cássio Motta, o prefeito anfitrião, Ildo Sallaberry e outras autoridades. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que tem articulado a liberação de recursos no governo federal para os municípios atingidos pelas intempéries climáticas, também participou da reunião.

O foco do encontro foi à busca de alternativas para os municípios que estão sofrendo com a estiagem que tem afetado diretamente os produtores rurais e também as demais atividades realizadas nos municípios, já que está faltando água potável para consumo. Conforme relatado na oportunidade, em alguns municípios a água está chegando via caminhões pipas, principalmente nos assentamentos rurais. Outro assunto destacado é que a estiagem tem castigado co m freqüência a zona sul.

Na oportunidade, o deputado federal Afonso Hamm comentou que é um parlamentar comprometido com os municípios da zona sul. Ainda observou sobre a importância de efetivar a reformulação da lei de irrigação. O deputado foi relator do Projeto de Lei nº 6381/05, que dispõe sobre a Política Nacional de Irrigação. Hamm apresentou um substitutivo apontando 10 instrumentos necessários para atualizar os fundamentos e instrumentos que norteiam a política para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil. “A idéia é viabilizar um sistema sustentável de irrigação aos médios e pequenos produtores, sendo uma alternativa fundamental para o desenvolvimento da zona sul do estado”, assinala.

Hamm tem atuado diretamente junto as esferas federais, estaduais e a defesa civil para a liberação de recursos para socorrer os municípios da zona sul que sofrem com os desastres climáticos que atingem a região nos últimos anos. “A zona sul necessita de investimentos urgentes no meio rural e também nos setores empresariais e comerciais”, acrescenta o deputado ao enfatizar que luta pela aprovação de um projeto de sua autoria para o desenvolvimento da faixa de fronteira.

Na oportunidade, o parlamentar conversou com o representante do Ministério do Desenvolvimento Social sobre a liberação de recursos por parte do governo federal para construção de cisternas visando à captação da água das chuvas.

Na ocasião, o secretário de Obras, Irrigação e Desenvolvimento Rural, Luís Carlos Bussatto, ressaltou sobre atuação de Hamm nos municípios e no PL que trata do Plano Nacional de Irrigação. Ele enfatizou sobre a necessidade de implantar um sistema ágil para atender as necessidades dos produtores rurais.

Assinatura de convênio

Durante o encontro, foi assinado Convênio pelo deputado federal Afonso Hamm, prefeito de Herval, Ildo Salaberry e gerente da Caixa Econômica Federal, para a liberção da emenda do deputado no valor de R$ 300 mil para aquisição de dois caminhões caçamba.

As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.