CI

Alto Jacuí (RS) deflagra colheita na área de milho


Agricultores da região do Alto Jacuí, no Norte do RS, deram início à colheita do milho, que já avançou em cerca de 5% da área cultivada para a safra 2004/2005. O rendimento médio das lavouras, até o momento, tem ficado em 90 sacas por hectare. Segundo o agrônomo da Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí (Cotrijal), Fernando Martins, as primeiras áreas plantadas com a cultura, e que estão em pleno processo de colheita, não foram atingidas de forma acentuada pela estiagem , o que justifica a produtividade média perto da obtida na safra passada (105 sacas por hectare). Nos 12 municípios de atuação da Cotrijal de Não-Me-Toque, estão plantados cerca de 35 mil hectares de milho.

Conforme Martins, as perdas causadas pela seca estão concentradas nas lavouras que ainda não estão prontas para serem colhidas. "As áreas com colheita mais tardia receberam menos água, principalmente, no momento crítico de formação do grão na espiga", explicou o agrônomo. De acordo com Martins, a estimativa é de que a safra 2004/2005 encerre no final do mês de fevereiro com uma produtividade média entre 70 e 75 sacas por hectare, o que corresponderá a uma perda de 30% num comparativo com a safra 2003/2004.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.