CI

Alto Sertão da PB terá unidade beneficiadora de mel

Construção dos equipamentos será no município Poço José de Moura


Construção dos equipamentos será no município Poço José de Moura

João Pessoa - Mais uma unidade de beneficiamento de mel será construída na Paraíba. Desta vez, a sede implantada atenderá apicultores do município de Poço José de Moura, no Alto Sertão do estado. Na unidade, serão realizadas a extração e a preparação básica do mel para comercialização dos produtos.


Como a construção da unidade deve atender às exigências de higiene, fabricação e qualidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os apicultores visitaram recentemente a Unidade de Beneficiamento de Mel, no Sítio Papagaio, em Cacimba de Areia, para observar a estrutura física.

Localizada no sertão paraibano, a usina servirá de referência para a construção da nova Casa do Mel em Poço. Seguindo as especificações e exemplo de Cacimba, a nova unidade poderá funcionar com o registro regularmente legalizado de unidade de processamento cedida pelo Mapa. “A visita foi de grande valia, pois os apicultores e o engenheiro viram que, com os recursos já disponíveis é possível construir uma unidade de beneficiamento do mel em Poço José de Moura”, destaca Sônia Martins, gestora do Projeto Apicultura Sustentável do Sebrae em Patos.


Mel paraibano

Com crescimento exponencial de 273,2% no período de 2004-2009, o mercado do mel na Paraíba já desponta como oportunidade de negócio para pequenas cooperativas de diversas regiões do estado como Mata Paraibana, Brejo, Curimataú, Seridó e Sertão. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a produção saltou de 73 mil quilos, em 2004, para 272,5 mil quilos, em 2009, último dado da pesquisa. Somente o município de Catolé do Rocha concentra metade da produção do Estado (136,7 mil). Em 2009, o valor comercializado atingiu R$ 1,142 milhão.

Serviço

Sebrae na Paraíba - (83) 2108.1218 - www.pb.agenciasebrae.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.