CI

Alto Uruguai deve comercializar 130 toneladas de pescado

Estímulo governamental e eventos para comercialização de peixes têm ampliado hábitos de consumo na região


Estímulo governamental e eventos para comercialização de peixes têm ampliado hábitos de consumo na região
 
O prato mais tradicional da Sexta-feira Santa vai estar garantido para a população da região Alto Uruguai. Ao menos é o que garantem os piscicultores, que pretendem disponibilizar cerca de 130 toneladas de peixes de várias espécies. E a comercialização de pescado no período de Páscoa já iniciou na região de Erechim. No total, serão 167 pontos de venda, sendo 14 feiras em 114 propriedades, 13 pesque-pague e em 24 outros locais. O Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim estima que sejam comercializadas, aproximadamente, 130 toneladas de pescado das espécies carpa, tilápia, jundiá, traíra, entre outras. O preço médio varia de R$ 4,00 a R$ 9,00 dependendo da espécie.

A maioria dos piscicultores já esta realizando a despesca para o período de Páscoa. Na avaliação do assistente técnico da área de piscicultura, Carlos Angonese, as pessoas estão consumindo mais peixes. Ele observa que cada vez mais municípios estão incentivando o consumo, através principalmente de eventos festivos que têm como atração a apresentação de pratos preparados à base de peixe.

Por outro lado a oferta de peixes para o consumo também vem sendo estimulada. O governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento, Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e Emater/RS-Ascar, vem promovendo políticas públicas, como por exemplo, a entrega de 51 açudes próprios para a atividade para um grupo de piscicultores do município de Três Palmeiras. A Emater/RS-Ascar também promove oficinas, cursos e demonstrações onde são repassadas técnicas do processo de pós-despesca, como filetagem e preparo de pratos à base de peixe, entre outras ações.
III Festa do Peixe em Barão de Cotegipe

Um exemplo de eventos que estimulam o consumo acontece em Barão de Cotegipe, a 11 km de Erechim, neste sábado. Em parceria com a Emater, o município realiza a III Festa do Peixe, na comunidade Saracura. Serão servidos pratos como lasanha, empanados, pizzas, assados, bolinhos, arroz, saladas e polenta. Outros municípios também tem eventos com o peixe como prato principal, como Aratiba e Mariano Moro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.