CI

Alunos da Apae de Teutônia participam de atividade sobre compostagem e horta

Um grupo de alunos da Escola de Educação Especial Crisálida, do bairro Centro Administrativo, em Teutônia, participou de uma atividade prática sobre compostagem e horta.


Um grupo de alunos da Escola de Educação Especial Crisálida, do bairro Centro Administrativo, em Teutônia, participou na última quinta-feira (07/07) de uma atividade prática sobre compostagem e horta. Parte do projeto Cidadania e Inclusão Social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) - desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e do próprio educandário -, a atividade teve o objetivo de construir conhecimentos sobre sustentabilidade e produção de alimentos limpos para o autoconsumo, entre outros.

De acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar, socióloga Ana Cândida Jordani Barth, a comunidade escolar tem participado, desde o início do ano, de uma série de oficinas, visitas técnicas e atividades práticas com o objetivo de promover a cidadania e a inclusão social e produtiva de pessoas com deficiência, por meio de ações de capacitação para geração de renda, integração e sociabilização. Temas como produção de mudas, organização de estufas e canteiros, compostagem, controle de pragas e doenças e adubação tem sido trabalhados na escola.

No encontro realizado na última semana, o objetivo foi produzir adubo orgânico, em atividade prática sobre composteira. "Percebe-se que eles são muito interessados, participativos, atentos", observa Ana Cândida, que também procura trabalhar com os alunos aspectos como incentivo à fala, manifestação de opiniões e percepções sobre os encontros. O técnico em Agropecuária da Emater/RS-Ascar, Carlos Fries, que ministrou a capacitação, lembra que as mudas produzidas pela Apae são comercializadas, gerando também renda para a instituição. "O que também representa um incentivo à autonomia", finaliza.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.