CI

Alunos de Bom Jesus da Lapa participam de dia de campo na Embrapa

O evento foi apresentado para 70 alunos com o objetivo de apresentar a importância dos trabalhos em fruticultura


Aconteceu nesta quarta-feira, 5 de outubro, na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o dia de campo Propagação de Fruteiras.

O evento foi apresentado para 70 alunos do curso técnico subsequente em Agricultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (campus Bom Jesus da Lapa) com o objetivo de apresentar a importância dos trabalhos em fruticultura, desenvolvidos pela Embrapa.

A primeira palestra com o tema "Embrapa: Inovações tecnológicas na agropecuária brasileira" será ministrada por Osvaldo da Paz e logo após acontecerá a demonstração do Repositório Institucional da Embrapa, com a instrutora Lucidalva Pinheiro.

Em seguida, divididos em grupos, os estudantes vão percorrer, acompanhados por técnicos da Unidade concomitantemente, quatro estações. São elas:

– Unidade de Pesquisa de Produção Orgânica: também chamada de Fazendinha Orgânica, reúne todas as tecnologias geradas na Unidade que podem ser utilizadas no sistema orgânico de produção de fruteiras tropicais e mandioca. Neste espaço, geram-se novas tecnologias para o sistema orgânico e será implantada futuramente uma área de transição agroecológica;

– Banco Ativo de Germoplasma (BAG): para poder investigar as possibilidades de uso de espécies da biodiversidade e sua aplicação, é necessário, antes, conhecer, caracterizar e conservar essa diversidade. A Embrapa Mandioca e Fruticultura mantém oito BAGs de frutíferas e um de mandioca, onde estão caracterizadas amostras de vegetais importantes para a região e país, visando preservar a ampla variabilidade genética desses materiais para estudos atuais e futuros;

– Biofábrica: criada com o propósito de fomentar a fruticultura nacional, utiliza as mais sofisticadas ferramentas da biotecnologia moderna para produzir mudas de abacaxi e banana com alta qualidade genética e fitossanitária;

– Área de Produção de Material Básico: nessa estação serão apresentadas informações sobre a importância e métodos da propagação, além de atividades práticas sobre fruteiras produzidas pela Embrapa, como: acerola, manga, citros, maracujá e abacaxi.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.