CI

Alunos desenvolvem projeto de produção de húmus em Tupanciretã

Alunos da Escola Estadual de Educação Básica Joaquim Nabuco, de Tupanciretã, na região Central, estão desenvolvendo projeto de construção de minhocário e horta escolar. 


Alunos da Escola Estadual de Educação Básica Joaquim Nabuco, de Tupanciretã, na região Central, estão desenvolvendo projeto de construção de minhocário e horta escolar para a produção de húmus. 

A iniciativa, que conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Emater/RS-Ascar, integra meta de preservar e desencadear ações sociais que promovam cidadania, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, além de contribuir com a redução de lixo.

"A intenção é conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, no responsável pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns", explica a extensionista social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Tupanciretã e coordenadora do projeto, Simone Mai.

A criação de minhocas em cativeiro é conhecida como minhocultura ou vermicompostagem e tem a finalidade de produzir adubo (húmus), que utilizado como adubo orgânico em plantas ornamentais, frutíferas nos pomares para a lavoura e agricultura em geral.

"No projeto serão usadas minhocas californianas que são as mais adequadas para um minhocário porque consomem resíduos mais rapidamente e que toleram que os materiais sejam postos in natura no local. Os alunos vão utilizar os dejetos oriundos da limpeza do pátio e dos resíduos orgânicos provenientes da cozinha da Escola", diz Simone.

O assistente técnico de solos do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Luiz Antonio Rocha Barcellos, conheceu o projeto na terça-feira (14/06), quando realizou palestra sobre o assunto no auditório da Escola Joaquim Nabuco.

"As minhocas beneficiam a estrutura dos solos, fazendo com que sejam mais porosos e arejados, sendo consideradas verdadeiras usinas de transformação de detritos orgânicos em húmus que, além de regenerar o solo, é um excelente adubo orgânico, afirmou Barcellos. Ecologicamente, é na transformação dos restos do lixo doméstico que as minhocas prestam excelentes serviço ao meio ambiente", afirmou o técnico.

Segundo Simone, o húmus será utilizado na horta escolar, aonde são cultivadas hortaliças, mudas de chás e flores. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.