CI

Alunos do CETEP participam de curso no Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia

O curso aconteceu no Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia


Atendendo a uma solicitação da Secretária de Educação do Estado da Bahia, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) ministrou o curso de A.M.S – Soluções de Gerenciamento Agrícola – John Deere, para alunos da turma de terceiro ano do Curso Técnico de Agropecuária, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande, entre os dias 16 e 18 de novembro, no Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, em Luís Eduardo Magalhães. 

Aos 18 anos, esse foi o primeiro contato da estudante Ana Elisa Gonçalves, com máquinas agrícolas. “Esse momento está sendo único, nunca vimos algo com tanta tecnologia. Sabíamos que existia essa tecnologia de ponta, mas não tínhamos acesso, até então. Gosto do campo desde pequena e por isso escolhi essa formação, daí a importância desse momento, que está sendo de muito aprendizado e tem nos despertado para a nossa futura realidade ”, destacou a estudante. 

A ação faz parte da parceria firmada entre Abapa, Agrosul-John Deere, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). “Através de parcerias como essa, o SENAR busca fortalecer as representações dos produtores e atender as demandas específicas do setor, buscando a excelência qualitativa dos serviços prestados. Este curso, realizado com os alunos do CETEP, tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico da mão de obra, em formação, para atender as exigências do mercado de trabalho do agronegócio do oeste baiano. Assim, buscamos atender as necessidades prioritárias que promovem o desenvolvimento do meio rural”, disse o assessor regional do SENAR, Marcos Bastos.

Para os professores do CETEP, Paulo Baqueiro e Daiana Rocha, esta foi uma grande oportunidade para os alunos conhecerem na prática, o trabalho no campo. “Tomamos conhecimento de tudo que a Abapa e seus parceiros tem realizado e, desde então, temos tentado essa conexão para a troca de conhecimento. Nossos alunos precisam dessa vivência, dessa parte prática e nada melhor que trazê-lo em um Centro de Treinamento voltado especificamente para o trabalho no campo. Acredito que ao final, conseguiremos ofertar profissionais qualificados e prontos esse mercado”, disse Baqueiro, salientando que “a região deve muito ao agricultor nessa questão do desenvolvimento local, daí a importância de fazer essa conexão entre a realidade da escola, o mundo do trabalho e a demanda do setor”, enfatizou. 

Segundo o instrutor da Abapa, Ederson Prochnow, abordou todos os fatores que envolvem a área de gerenciamento agrícola. “Abordamos sobre plantadeiras, tratores e máquinas agrícolas em geral, bem como todo esse sistema que envolve essas máquinas. Muitos deles tiveram o primeiro contato máquinas e equipamentos aqui. Acredito que eles levam bastante conhecimento e uma visão mais ampliada sobre o assunto”, disse o instrutor.

Para o Coordenador do Centro de Treinamento, Douglas Fernandes, a aproximação das escolas técnicas faz parte de um grande plano de ação com o objetivo de apresentar aos jovens locais as inúmeras oportunidades existentes no setor do agronegócio, além de despertar nos alunos a necessidade constante de se especializarem. “O nosso complexo oferece o que há de mais moderno em agricultura de precisão John Deere, com todos os recursos voltados à qualificação profissional de trabalhadores desse setor. A solicitação dessa parceria foi do superintendente de educação profissional da Secretária de Educação do Estado da Bahia, Durval Libânio Netto Mello, o que  mostra que estamos rompendo os limites do oeste baiano e cada vez mais difundindo nosso compromisso com a educação”, disse Douglas.

O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia conta com o apoio da Agrosul-John Deere, Veneza Equipamentos-John Deere, Senar, Senai, Oeste Pneus-Pirelli e Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), que disponibilizam todos os recursos necessários para as aulas. Todos os Programas disponibilizados no Centro de Treinamento por meio de Parcerias são gratuitos e há disponibilidade de vagas para comunidade. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.