Alysson Paolinelli será indicado ao Nobel da Paz
CI
Imagem: Arquivo
AGRICULTURA

Alysson Paolinelli será indicado ao Nobel da Paz

Candidatura do ex-ministro deverá ser formalizada em janeiro
Por: -Eliza Maliszewski

O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, de 84 anos, deverá ter a sua candidatura ao Prêmio Nobel da Paz de 2021 formalizada em janeiro. Um grupo que reúne entidades do agronegócio, universidades e profissionais do setor trabalha na questão. O movimento é encabeçado pelo também ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

A candidatura se ampara no fato de Paolinelli ter sido um dos principais responsáveis por tornar viável a produção de grãos no Cerrado brasileiro em larga escala, considerada a maior revolução tropical agrícola da história.

Natural de Bambuí (MG) formou-se engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (MG). No final da década de 60 fundou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa) e depois modernizou o órgão quando foi ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979. Como deputado federal também fez parte da parte Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988. Em 2006 ganhou o prêmio World Food Prize, o que seria o equivalente ao Nobel da alimentação. É um prêmio dado a pessoas, independente de raça e gênero, que ajudaram consideravelmente a população a melhorar a qualidade, quantidade ou disponibilidade de alimentos no mundo.

O Comitê do Prêmio Nobel na Noruega receberá um dossiê com a história de Paolinelli, dividido em cinco partes e com cerca de 40 páginas, já traduzidas para o inglês. O documento está pronto. O nomeador oficial, ainda indefinido, seria o diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) ou o reitor da Universidade de São Paulo (USP).
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink