CI

Amazonas ganha novo laticínio

O empreendimento vai fornecer queijo, leite e bebida láctea para merenda escolar da rede municipal de ensino


A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) participou, na última semana, da inauguração do laticínio Amazon Nat, no município de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus). O empreendimento além de gerar empregos vai fornecer queijo, leite e bebida láctea para merenda escolar da rede municipal de ensino.


De acordo com o presidente da FAEA, Muni Lourenço, é de iniciativas assim como o do visionário produtor, que os municípios precisam, gerando renda e fortalecendo o setor primário. "O projeto piloto implantando em Autazes vai ser expandido para outros municípios, formando novas bacias leiteiras. Que com tecnologias da Embrapa é visível o aumento da produção através de adoção de técnicas de manejo de pastagem, melhoramento do rebanho, controle e gestão".

A solenidade contou com a participação do governador do Estado, Omar Aziz, que conheceu a tecnologia e os benefícios do Programa Balde Cheio. Durante seu discurso parabenizou o empreendimento. Presidente Figueiredo será a segunda cidade no Amazonas a receber o projeto.

"O Zé Mario teve a ousadia de implementar uma indústria aqui no município. Quando chegamos aqui e vemos as coisas funcionando parece fácil mais pelo que me explicaram se não trouxessem uma nova tecnologia e um novo tipo de capim, hoje a produção leiteira seria a mesma que sempre foi praticada no Estado do Amazonas, com uma quantidade bastante pequena. Fiquei feliz porque é um referencial para mim, o que está sendo feito aqui vai ser triplicado e quadriplicado. Aqui vai ser uma grande bacia leiteira e eu não tenho dúvida nenhuma que um embrião que já está funcionando foi plantado", afirmou o governador.

O Laticínio Amazon Nat, está localizado na Fazenda São José, rodovia 240, km 45 da estrada de Balbina. Com capacidade inicial de 5 mil litros de leite/dia, a ideia é alcançar 16 mil litros/dia. Para isso, o proprietário que também é produtor rural, investiu também no melhoramento genético do rebanho, como também na qualidade do capim. O empreendimento contou com financiamento da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).


Piscicultura

Na mesma manhã o município de Presidente Figueiredo ganhou mais um incentivo, foi assinado um convênio entre a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e a Prefeitura de Presidente Figueiredo para produção de peixes em cativeiro, será construído 300 hectares de lâminas d'água para piscicultura.

O projeto contará com o apoio técnico do projeto Residência Agrário que fará a contratação de profissionais para prestar assistência técnica aos produtores. De acordo com a Sepror, os pequenos produtores serão beneficiados com até um hectare de horas máquinas gratuito, pago pelo Governo Estadual e pela Prefeitura da cidade, totalizando 30 mil horas gratuitas de máquina na escavação dos tanques, sendo 20 mil horas subsidiadas pelo Governo e 10 mil horas, pela Prefeitura. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.