CI

América do Norte sofre com ventos fortes e baixa umidade

Situação pode prejudicar a soja dos EUA


Foto: Marcel Oliveira

Velocidades de vento incrivelmente fortes foram registradas periodicamente nas planícies dos EUA e nas pradarias do Canadá nesta primavera local. A escassez de umidade está se tornando mais uma preocupação e o sucesso de canola, trigo, milho e soja replantados será determinado em grande parte pelas chuvas nas próximas semanas, desde as planícies do norte até as pradarias do leste do Canadá, informou o portal estadunidense world-grain.com. 

“Os agricultores finalmente entraram em seus campos durante o mês de maio apenas para encontrar baixa umidade relativa e muitos dias mais ventosos do que o habitual, atormentando o trabalho de campo da primavera. A umidade estava presente no solo devido às tempestades do outono passado, que trouxeram algumas condições de nevasca e chuva durante a temporada de colheita, que acabou deixando algumas culturas de 2019 nos campos durante todo o inverno”, afirmou Drew Lerner, do portal. 

As condições climáticas melhoraram o suficiente nesta primavera para que as colheitas não consumadas fossem recuperadas dos campos e algumas áreas conseguiram ser plantadas. No entanto, muitas áreas no coração das pradarias do Canadá passaram pelo inverno com pouca ou nenhuma queda de neve, e isso permitiu que a geada penetrasse no solo, atrasando ainda mais o início da estação de crescimento de 2020. 

Mas, finalmente, as condições melhoraram o suficiente para apoiar o trabalho de campo, e tudo estava avançando relativamente bem até os recentes ataques de ventos fortes impactarem a região. “Dias e dias de condições de vento foram observados nas pradarias do Canadá, com alguns deles se estendendo às planícies do norte dos EUA às vezes”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.